quarta-feira, 15 de junho de 2016

Sonora Brasil apresenta Violas em Conceto no Sesc


 A 19ª edição do Sonora Brasil apresenta na noite desta quarta feira 15, às 20 horas, no Teatro 1 do Sesc Esplanada o espetáculo musical “Violas em Concerto”. O Show Violas em Concerto é a atração da segnda noite do programa em Porto Velho. No palco Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ),dois estudiosos que contribuem com a divulgação do instrumento e provocam a ampliação de sua presença nos espaços destinados a música clássica desde a década de 1960, quando a viola começou a receber a atenção de compositores como Theodoro Nogueira.
As Violas Brasileiras são classificadas por singulares, caipiras, nordeste e em concerto. Para a mprogramação em Rondônia três foram incluídas na programação que traça um panorama da viola de cinco ordens e suas variantes que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas com práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.
A programação de amanhã dia 16, mostratará as ”Violas Singulares” e suas peculiaridades e referencias regionalizadas como a Viola de Cocho em Matro Grosso. A de Buriti em Tocantins e a do Fandango, ligada à cultura caiçara paranaense e do sul de São Paulo. Elas serão apresentadas por Sidnei Duarte (MT), Mauricio Ribeiro (TO) e Rodolfo Vidal (SP)
A Viola Caipira será a atração de sexta feira 17, encerrando a programação da 19ª edição do Sonora Brasil em Porto Velho. Considerada a viola que mais se projetou difundindo o repertório das duplas de cantadores da região Sudeste e que aos poucos foi sendo incorporada em outras formações ligadas a repertórios populares, a viola caipira será apresentada por Paulo Freire (SP) e Levi Ramiro (SP).
Paulo Freire se destaca como contador de causos acompanhado de sua viola e possui a experiência ímpar de ter convivido com Mestre Manelim, no sertão do Urucuia (MG), onde teve contato com o universo da viola e dos causos mais autênticos das tradições do meio rural. Levi Ramiro, além de violeiro respeitado por sua técnica, é detentor de conhecimento raro sobre gêneros como o cateretê e o cururu, além de ser um construtor de viola de cabaça, instrumento que será apresentado durante o show.



SONORA BRASIL



Reconhecido como o maior projeto de circulação musical do país, cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial.


A formação de platéia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

Nenhum comentário: