terça-feira, 28 de junho de 2016

Lenha na Fogueira - 29.06.16

 
Hoje acontece um dos eventos mais tradicionais de Porto Velho, a procissão de São Pedro, que é realizada parte no rio Madeira e parte em terra firme. Os barcos de recreio, motor de popa, rabeta, barco de pesca e canoa saem com fiéis do Cai N'água por volta das 16 horas,seguem até as proximidades da Usina de Hidrelétrica de Santo Antônio e voltam para o porto do Cai N'água de onde saem em procissão rumo a igreja de São Pedro que fica no Bairro Panair (antigo Novo Estado ou Balsa) na rua Farquar. Após a missa tem inicio a quermesse com venda de comidas típicas e muitas brincadeiras da época.
**********
Antigamente o cortejo fluvial saia do Porto do Serviço de Navegação do Madeira (SNM) que depois virou ENARO e quando chegava em Santo Antônio (Cachoeira), subia o barranco até a igrejinha, onde aconteceia celebração de missa e depois a procissão saia no rumo dos motores e voltava para Porto Velho. Como ainda não existia a paróquia de São Pedro, a proccissão seguia até a Catedral.
********
A Igreja de São Pedro só começou a funcionar no final da década de 1970. Hoje reúne muita gente durante as celebrações do dia de São Pedro o padroeiro dos pescadores. Minha devoção por São Pedro tem razão de ser, pois foi no dia 29 de junho de 1981, vendendo foguete durante a procissão, que tomei meu último porre. Desde então e lá se vão 35 anos, não consumo qualquer bebida alcoólica. Por isso, na noite de hoje estarei participando dos atos litúrgicos em comemoração a São Pedro, lá na igrejinha do antigo bairro da Balsa.
*********
Antigamente no dia de hoje o que se via em frente as casas, eram fogueiras acessas em homenagem ao Porteiro do Céu e as famílias reunidas, comendo bolo de macaxeira, bebendo aluá de milho, comendo macaxeira assada. A juventude em especial as moças, fazendo adivinhação à beira da fogueira.
********
Em uma bacia com água, pigavam vela e segundo acreditavam e ainda se acredita até hoje, que aqueles pingos, formariam a letra inicial do nome do futuro marido da jovem. Outra adivinhação também contava com uma bacia com água que se passava por cima da fogueira três vezes e depois se olhava. Tinha que ver o rosto refletido no fundo da bacia se não, não chegaria ao mês de junho do próximo ano.
*******
Existe um forró cuja letra diz o seguinte: Danei a faca no tronco da bananeira, não gostei da brincadeira, Santo Antônio me enganou. Saí correndo lá pra beira da fogueira, ver meu rosto na bacia, água se derramou...
*******
Outra brincadeira que era bastante comum ha alguns anos, era a de passar fogueira. Passar fogueira de cumpadi, de primo, madrinha, padrinho e até de namorado. O ritual é assim: Santo Antonio disse, São Pedro confirmou que você será minha namorada, porque São João mandou.
*******
Enquanto a gurizada fazia a maior algazarra soltando “traque” e outros foguetes. O que era mais praticado, talvez por ser considerado perigoso, era o foguete “Pega Moleque”. A turma se divertia. No interior principalmente no beradão do baixo Madeira de vez em quando, um casal desaparecia no rumo do goiabal ou bananal e o resultado dessa fuga só é conhecido nove meses depois e tem gente que diz que foi o BOTO.
********

No tempo do Galego, Augusto Queixada, Lourenço, Suritiba, Caetano, Cabo Fumaça e outros AMOS de Boi Bumbá, no dia de hoje, acontecia a Matança do Boi Bumbá. Na realidade o ritual começava na noite do dia 28 e só terminava no inicio da noite do dia 29 dia de São Pedro. Depois disso o Boi só se apresentaria novamente no próximo ano. Tempo Bom!

Nenhum comentário: