terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Revelando os Brasis lança A Troca, em Candeias

Cenas do filme que será exibido manhã em Candeias
Há cerca de 45 anos, um grupo de irmãos pequenos decidiu trocar a irmã de oito meses por um papagaio na localidade de Araras, em Rondônia. A história foi contada pela vendedora Joelma Silva Ferreira, moradora de Candeias do Jamari, no estado rondoniense, e selecionada pela quinta edição do Revelando os Brasis.
A ficção será lançada nesta quinta feira dia 03 de dezembro, às 19 horas, na Praça Treze de Fevereiro, em Candeias do Jamari, Rondônia, como parte da programação do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis. 
Inaugurado em 22 de outubro, o Circuito Revelando os Brasis – Ano V percorrerá o país a primeira semana de dezembro. Divididos em duas rotas, dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção vão percorrer cerca de 25 mil quilômetros, realizando 20 sessões de cinema ao ar livre nos 20 pequenos municípios com até 20 mil habitantes onde as histórias foram gravadas e sessões nas 15 capitais dos estados participantes.
A história – No final dos anos 60, a família Moreno vivia em um barracão no meio do seringal. Certo dia, os pais saíram para a colheita da seringueira em mata fechada, deixando as crianças mais novas aos cuidados das mais velhas. Foi quando um grupo de indígenas passou pela casa e uma índia propôs à criançada trocar Antônia, a irmã mais nova de oito meses de idade, por um papagaio.
Apanhada pela inocência, a garotada achou a troca justa, pois a ave era adulta, verde e faladora. Quando os pais chegaram e souberam da troca comunicada com euforia pelas crianças, o desespero se apoderou da família que, numa luta contra o tempo, partiu para resgatar a menina.
Joelma ouviu o relato dos membros mais velhos da família do marido e decidiu adaptar o que aconteceu para uma ficção. “A partir desta história, quero contar outras principalmente envolvendo os antigos seringueiros que viviam dos seringais que ocupavam a região”, explica a autora.

A diretora – Pequena empreendedora informal, Joelma vende artigos de confecção. Além das atividades comerciais, a diretora cursa Letras Espanhol na Universidade Federal de Rondônia (Unir). A entrada na faculdade a despertou ainda mais para manifestações e atividades culturais como o teatro e a literatura. Integrou um dos grupos de artes cênicas da universidade cujas peças são baseadas em livros. Esta é a primeira vez que a autora envia uma história para o Concurso Nacional do Revelando os Brasis. “Através do projeto, quero revelar outros talentos da cidade. Espero que surjam outras histórias muito bonitas para se inscrever no Revelando. Só o fato de Candeias sair do anonimato já valeu”, comemora.

Nenhum comentário: