terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Lenha na Fogueira - 02.12.15


Hoje, 2 de dezembro, é o Dia do Samba, o ritmo brasileiro por excelência. A data lembra o dia que Ary Barroso visitou a cidade de Salvador capital da Bahia pela primeira vez. A sugestão foi do Vereador baiano Luiz Monteiro da Costa.
********
Em Porto Velho a festa pelo Dia do Samba vai acontecer no próximo sábado dia 5, com a realização do Projeto Coordenado por membros da escola de samba Asfaltão “Samba Autoral”.

*********
É 12ª edição do Projeto vai acontecer na Tenda do Tigre à rua Jacy Paraná no bairro Nossa Senhora das Graças. Entre tantos compositores que solicitaram espaço para apresentar suas obras, destacamos:
********
Ernesto Melo já recuperado; Silvio Santos, Bainha, Reginaldo Macumba, Waldison Pinheiro, Mávilo Melo, Antônio Tavernard, Oscar Knigthz, Zé Baixinho, Torrado, Junior Fran e Rudney Prado.
*********
Tenho a impressão que no Brasil não existe um Projeto como o que a escola Asfaltão realiza. Basta lembrar que recentemente alguns sambistas de Manaus estiveram em Porto Velho e voltaram para sua cidade encantado com a produção dos nossos compositores de samba.
********
Não é porque é de Porto Velho não, é que nossa turma de compositores de samba é das melhores. Quer saber se o que estou escrevendo é verdade, sábado que vem dia 5, vai a Tenda do Tigre a partir das 15 horas.
********
É tudo samba inédito. O Waldison Pinheiro outro dia me disse, “esse projeto faz com que nós compositores, fiquemos espertos no quesito composição, pois nos instiga a sempre estar criando”.

********
É verdade! E tem mais, são composições muito bem elaboradas com músicas muito boas.

*********
O samba em Porto Velho ainda é o melhor da Região Norte. Sem sombra de dúvida, apesar da falta de incentivo de quem de direito.

********
Só quem valoriza os compositores de samba em se tratando de artista famoso, é o Zeca Pagodinho com o seu Quintal do Zeca que reúne em sua casa ou sítio em Xerem (RJ), compositores que participam da gravação de CDs e DVs. Cada um cantando uma de suas pérolas.

*******
Depois desse Projeto do Zeca, só existe o nosso “Samba Autoral”, só que o nosso não tem o apoio necessário.
*******
Se tivéssemos em Porto Velho uma entidade cultural oficial, séria, com certeza, algumas rodadas do Samba Autoral já estariam gravadas em CD.

********
Nossas obras só não se perdem, porque os sambistas pagodeiros selecionam durante o “Samba Autoral”, as melhores composições e passam a colocar nos repertórios de suas bandas.
********
No próximo sábado estão todos convidados a prestigiar a 12ª edição do Samba Autoral que vai acontecer na Tenda do Tigre.

********
Enquanto isso, o Beto Cezar em comemoração ao Dia do Samba vai realizar na próxima sexta feira dia 4, lá na sede do Ferroviário na avenida Sete de Setembro. Show com o grande sambista Carioca Marquinho Sathan.

********
Quer curtir o show do Marquinho Sathan é só ligar para a produção 9223-4450 ou 9915-6191 (whats). A outra grande atração dessa festa é nada-mais nada-menos que o Grupo Fala Sério.

********
Por falar em samba, a realização do “Não Deixe o Samba Morrer”, uma parceria da Fesec com a Funcultural e nossas escolas de samba foi bastante positiva.

********
As escolas mostraram que estão trabalhando para seus desfiles no carnaval de 2016. O destaque segundo alguns sambistas que marcaram presença no Parque dos Tanque (Eu não fui, estava em Serra Talhada), vai para a escola Império do Samba do Areal do Grupo de Acesso.
********
Não gostei quando soube que os Bois Bumbás se apresentaram no “Arrastão”, ao som de toadas dos Bois de Parintins! É muita falta de respeito para com a nossa cultura.

Um comentário:

Jarbas Anute disse...

Grande é a satisfação em saber que Porto Velho(nossos sambistas) esta a todo vapor produzindo o que de melhor pode ser produzido no tocante a "SAMBA", muito embora sem o apoio merecido, nossos compositores se enquadram como grandes desse país e melhores da região.
envio aqui meus parabéns a todos e em especial a você, pela longa e vencedora batalha, pela cultura nossa, e em especial pelo SAMBA, do qual és um dos grandes compositores que admiro dentre outros.
Que tenhas muita saúde e que a sua vontade de elevar cada vez mais a cultura de Rondônia (Porto Velho) não pereça diante dos obstáculos impostos.
FELIZ DIA DO SAMBA A TODOS DA FAMÍLIA SAMBISTA E CULTURAL.
Ércio Nunes
Rbr(AC)02/12/2015