quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Lenha na Fogueira - 1º de Janeiro de 2016


Salve o Novo Ano ou o Ano Novo! Salve 2016.

********
Analisando as atividades culturais de responsabilidade da superintendência de Cultura do Estado de Rondônia a Sejucel. Começamos lamentando a extinção a Secretaria e sua transformação em Superintendência subordinada à Seduc.
********
Apesar da falta de recursos, o superintendente Rodnei Paes conseguiu desenvolver alguns projetos na área cultural, como foi o caso da formação do Conselho de Cultura e o Duelo na Fronteira entre os Bois Malhadinho e Flor do Campo no recuperado bumbódromo de Guajará Mirim

********
O Flor do Maracujá foi sucesso e a Festa do Divino passou a contar com maior atenção do governo estadual. A Bebel voltou como Diretora Executiva.
********
O destaque do ano vai para a programação que aconteceu durante praticamente todo o exercício, no Teatro Palácio das Artes Rondônia inclusive na sala Guaporé. Apesar dos problemas com o sistema de refrigeração e depois da invasão dos cupins.

********
No geral, o Palácio das Artes contou com uma programação positiva durante todo o ano. O destaque vai párea o Festival Mova-se, o show do humorista Winderson Nunes e as apresentações das orquestras Filarmônica do Amazonas, Villa Lobos e Harmonia Celeste de Porto Velho e  ainda na Dança, para a Cia D’Palmas, Curta Amazônia e os espetáculos Mínios e Frozer, porém o grande momento foi a apresentação do CASUO.

********
Devemos lembrar que os grupos de danças e orquestras de músicas, foram os que mais se apresentaram no Palácio das Artes em 2015. Não fora o Palco Giratório que aconteceu durante o mês de setembro coordenado pelo Sesc, não teríamos praticamente nenhum espetáculo de teatro, principalmente encenado por grupos de Rondônia. Isso quer dizer que a nossa produção teatral está deixando a desejar.

********
Aconteceu também a implantação do Palácio da Memória que está funcionando no Palácio Presidente Vargas antiga sede do governo estadual no centro histórico de Porto Velho. A inauguração do Memorial Rondon na Vila de Santo Antônio e a reativação do Memorial Jorge Teixeira.

********
A grande ação do ano de responsabilidade da Sejucel, foi a expedição das Carteiras de Artesão e Trabalhador Manual um trabalho da Coordenação Estadual do PAB que tem a frente a Wellida Sodré.

********
O gerente de Cultural Fabiano Barros no final do ano, festejou a aprovação por parte da Controladoria e da Procuradoria Estadual dos editais de fomento que estarão sendo executados no decorrer do ano de 2016.
********
Analisando as ações do governo estadual no segmento cultural em 2015, podemos classificá-las como razoável.

********
A Funcultural  entidade que cuida da cultura no âmbito do município de Porto Velho podemos dizer, que apesar da polemica em cima dos shows do Alceu Valença, Cidade Negra e Fernandinho o ano de 2015 foi positivo.

*******
Os grupos folclóricos contaram com apoio financeiro para suas apresentações nos Arrais que aconteceram, inclusive o Flor do Maracujá. O circuito Junino merece elogios.

*******
Não pegou bem o cancelamento do apoio aos projetos que acontecia no Mercado Cultural como a Fina Flor do Samba que por falta de apoio no quesito contratação de sonorização, deixou de acontecer.

*******
Porém, outras ações foram realizadas pela equipe comandada pelo Jorjão e pelo Rafael Altomar. O aniversário de Porto Velho foi bem comemorado. A iluminação ou decoração natalina foi a melhor de todos os tempos e a  Festa da Virada foi praticamente realizada com artistas locais.

Feliz



para todos nós!

Nenhum comentário: