quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Inaugurado Memorial com acervo da obra de Rondon

Rodinei da Sejucel representou o governador
Com a presenças de netos e netas de Candido Mariano da Silva Rondon foi inaugurado na manhã de ontem quinta feira 10, o Memorial Rondon, no largo da área que fica nas proximidades da igrejinha de Santo Antônio há Sete Quilômetros do centro de Porto Velho. “Esse Memorial é um grande Projeto de vários atores, lideranças da nossa sociedade que se reuniram para proporcionar a população do nosso estado, um local onde pudéssemos cultuar esse grande herói nacional que foi Rondon e também a história e tradições do nosso próprio estado” disse o General Costa Neves comandante da 17 Brigada de Infantaria de Selva. O acervo que compõe o memorial é muito vasto, talvez seja o maior sobre Rondon que temos no Brasil.


Cerimônia de Inauguração

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades representantes da Sociedade Civil, Militar, Governo do Estado Além da Reitoria da UNIR. Representando o governador Confúcio Moura o superintendente da Sejucel Rodinei Paes fez o seguinte pronunciamento: “Quero externar a minha alegria
em poder estar aqui nesta manhã importantíssima para a história de Rondônia. Dizer que o governo do estado através da Sejucel se sente honrado em poder fazer parte desse Projeto. Quero parabenizar o Exército brasileiro pela iniciativa, e a Assembleia Legislativa na pessoa do deputado Maurão de Carvalho e seus pares, que disponibilizaram recursos através de emenda que foi colocada na Sejucel para que pudéssemos, junto com nossa equipe técnica, viabilizar a conclusão do Projeto. Parabéns a todos! Parabéns Rondônia, Parabéns Brasil”.
Miniatura dos postos de telegrafos

E acordo com o superintendente da Setur o Memorial ficará aberto de terça a domingo para visitação da população de modo geral e vai haver também visitação monitorada com os alunos da rede público de ensino. “Rondônia é o único estado brasileiro que tem o nome de um herói nacional. Hoje a gente se regojiza de estar inaugurando esse Memorial e de ter aqui presente, os netos de Rondon alguns vindo pela primeira vez ao estado pra conhecer a história do seu avô”, disse Julio Olivar.  A Setur mantém desde 2011 o guia turístico e que agora assume como administrador do Memorial, senhor Moisés.
Telegrafo código morse
Entre os presentes registramos o representante da Santo Antônio Energia responsável pela construção do Memorial Frei Felipe Neves Machado; Reitora da UNIR Maria Berenice Tourinho; Dr. Dimes Braga, além do presidente da Fiero e da Fecomercio e representantes da OAB. Sesi, Sesc e Senai.
Os familiares de Rondon Maria Beatriz Rondon Amarante, filha da primogênita do Marechal Rondon, Araci Heloisa Rondon Amarante com o Major Emanuel Silvestre do Amarante (sepultado em Porto Velho), Maria Cecília Rondon Amarante, filha de Clotilde Tereza Rondon Amarante e do Dr. João Stanislaw Peixoto Amarante e do Cel. da Reserva Antonio Lara Marialva Meireles Rondon, filho de Bernardo Tito Benjamin Xavier da Silva Rondon e Anita Marialva Meireles Rondon.
Neta e Neto do Marechal Rondon
Representando a família do Marechal Rondon o Coronel Antonio Lara Rondon emocionadíssimo leu o Poe ma: “PAGMEJERA” (Grande Chefe) – “Essa poesia, segundo minha tia Maria contou, quando desceram à tumba o caixão do Marechal o Cacique Bororo declamou: “Envolvido nesse sonho varonil, reflito e vejo o passado... Um olhar ameno... E sonhador. Um ser terno... Tez acablocada. Que brinca... E corre pelos campos de Mimoso. O ser cresce, vigor e formosura... Entrelaçam-se, juntos permanecem... Forjando a “TÊMPERA DO DESBRAVADOR”. Que o Brasil jamais esquece...”.

Os aplausos tomaram conta do ambiente e todos foram convidados a visitar o Memorial Rondon cujo laço da fita de inauguração, foi puxado por várias mãos.

Nenhum comentário: