terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Governo entrega carteira aos artesãos de Rondônia

A Coordenadoria Estadual do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculada à Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer de Rondônia (Sejucel), entregará nesta quarta feira 16 as 9h30, no Museu da Memória Rondoniense, no Palácio Presidente Vargas, a Carteira Nacional do Artesão e Carteira Nacional do Trabalhador Manual.
Segundo o superintendente, Rodinei Antônio Paes, com a iniciativa, sobe para 80 o número de artesãos cadastros apenas em Porto Velho junto ao programa da Secretaria da Micro e Pequena .Empresa da Presidência da República
O cadastramento dos artesãos traz como benefícios uma maior facilidade na compra de materiais para produção artesanal, com incentivo fiscal, e apoio para participar de oficinas, feiras e exposições em todos os estados. “Com a carteira nacional o artesão poderá também participar gratuitamente das feiras regionais agropecuárias”, destacou Paes.
A coordenadora estadual do PAB, Wéllida Sodré, estima que há cerca de 10 mil artesãos atuando nos municípios de Rondônia. A partir de janeiro de 2016, a Sejucel intensificará o trabalho de cadastramento dos artesãos e trabalhadores manuais em todo Estado, com o objetivo de obter um diagnóstico sócio-econômico e cultural do setor.
Para cadastrar o artesão junto ao Programa de Artesanato Brasileiro, a coordenadora exercendo o papel de curadora do PAB analisa as peças e após preencher o cadastro (manual), joga as informações no sistema para emissão da Carteira. “A carteira é uma conquista do próprio artesão junto a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República” lembrou Rodinei Paes, destacando a importância do cadastramento para tornar possível fazer um diagnóstico de todos os artesãos no Estado. “Um relatório, um desenho sobre o que acontece nesse segmento em Rondônia”.

Com o diagnóstico a Sejucel irá desenvolver um plano de ação e de apoio ao segmento do artesanato, inclusive com realizações de feiras e exposições regionais para assegurar aos artesãos os meios de divulgação de seus trabalhos. Ele lembrou que há “verdadeiros artistas” nessa área em Rondônia, “tanto é que na feira nacional realizada este ano em Recife, antes mesmo do encerramento, os artesãos já haviam vendido todos os seus produtos”, enfatizou.

Nenhum comentário: