sábado, 26 de dezembro de 2015

Toca dos Cobras – Forró da família

Zezinho dos Cobras e sua famosa sanfona branca

Ótimo programa familiar, é participar nas tardes de domingo e feriados, da programação musical que acontece na “Toca do Cobras”, um local agradável, localizado na estrada do Parque Natural no bairro Nova Esperança Zona Norte de Porto Velho quase no final da avenida Rio Madeira.
Sempre a partir das três horas da tarde, Zezinho com sua sanfona branca (uma homenagem ao Rei Luiz Gonzaga) e seus parceiros de primeira hora Sabará, Alkbal Sodré e Rejane, recebem ao som do mais autentico forró pé de serra, os primeiros frequentadores da casa. “Tem gente que chega aqui antes de uma hora da tarde quando a bilheteria nem está funcionando ainda”, informa Zezinho. O público que no incio é tímido, começa a encher o ambiante mesmo, a partir das 17 horas porém, a partir das 20h00 é difícil se encontrar espaço para se dançar com tanta gente se esbarrando no salão e entre as mesas. “É impressionante como ha tanto tempo isso acontece aqui na Toca dos Cobras”, confessa o empresário do ramo de alimentação Tarciso Portela – Ceará.

Festa de Natal

Sexta feira 25 Natal, Zezinho abriu a Toca para receber os amigos frequentadores para festejar o dia do nascimento de Jesus. “As pessoas passaram a noite ceando em suas casas e para contribuir com a digestão de tanta comida pesada, sempre realizamos o Forró do Natal que é pra turma perder caloria dançando tudo quanto é tipo de forró”, informa o sanfoneiro. É claro que para conseguir recuperar as energias é preciso pagar o ingresso. “nossos músicos precisam Comprar Presentes para seus filhos e amigos”. A festa é da família não apenas no dia do Natal “Isso acontece todos os domingos, a familial vem pra cá completa é pai, mãe e os filhos de todas as idades. Tem quem traga bebe recém-nascido” informa o cantor e tocador de triângulo Sabará.

História dos Cobras do Forró



Tudo começou quando a escola de samba Pobres do Caiari em meados do ano de 1979, firmou parceria com o Bloco da Cobra e passou a utilizar a sede desse “cordão” que ficava na rua Afonso Pena subesquina com a rua Guanabara e o então diretor social Bianor Santos idealizou o evento “Caiari Cobra Show”, que foi aprovado pela diretoria. A programação começava com o show do passista Bosquinho e suas “Mulatas do Bole Bole”. A casa lotava para apreciar o show que no máximo, durava duas horas e como começa por volta das 21 horas antes a meia noite o público tinha que ir pra casa ou para outros ambientes. Foi então que Bianor contratou um trio que tocava Forró e era formado pelo Zezinho, Sabará e Pezão que passou a animar o público do “Caiari Cobra Show” durante o resto da madrugada. Muitas vezes o gerente do Bar o famoso Bar Man e folião José Ferreira oferecia mais um cachê para o trio continuar tocando até o amanhecer.

O nome Cobras do Forró

O ano de 1980 chega com a Rádio Caiari bombando a audiência com o programa de auditório comandado pelo Osmar Vilhena. Isaac Ferraz que também apresentava um programa na emissora “Canta Brasil”, já havia descoberto o três forrozeiros que tocavam no “Caiari Cobra Show” e sempre os levava em seu programa. Certo domingo durante o “Osmar Vilhena Show”, Isaac levou o trio para apresentar no programa só que na hora de anunciar o trio, Osmar perguntou ao Isaac: “Como é o nome do conjunto?”. Isaac que até o momento não sabia realmente se o grupo tinha algum nome artístico, olhou prum lado e pro outro e sem saber o que responder disse pro Osmar: “São os meninos que tocam Forró no Cobra Show” e o Osmar voltando ao centro do palco anunciou. Agora com vocês “Os Cobras do Forró”.
Quase 40 anos de sucesso
Os Cobras do Forró completou 36 anos no mês de novembro passado e durante esse tempo todo, não perdeu a fama de melhor banda de forró do estado de Rondônia. “Por alguns anos fomos considerados a melhor banda da Amazônia no estilo forró”, lembra Alkbal. Após fazer sucesso nos programas da Rádio Caiari o grupo já no formato Banda que além da Sanfona, Zabumba, Triângulo e Pandeiro (Zezinho, Fiel, Sabará, e Raimundo) passou a se apresentar em vários clubes entre eles o Botafogo do seu Zé Camacho onde por muitos anos foi considerada a melhor Banda de Baile Carnavalesco de Porto Velho, esse status fez com que o carnavalesco Manelão da Banda do Vai Quem Quer os convidasse para puxar o bloco nos desfiles de sábado de carnaval fato que durou mais de dez anos.

CD e DVD

A Banda Cobras do Forró onde quer que se apresente é sucesso, já tocou inclusive em Fortaleza (CE) cidade onde gravou um dos CDs mais tocados nas rádios da Amazônia e do Nordeste. Por falar em gravação já gravaram 4 CDs, Um DVD e existe um Documentário com a história da Banda. Hoje Os Cobras do Forró se apresenta na Casa Vila Chopp às sextas-feiras e aos sábados no Mestiço Brasil porém a grande pedida mesmo é a apresentação aos domingos a partir das 15 horas na Toca dos Cobras.

Nenhum comentário: