sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Mostra Cultural DADE será aberta na segunda-feira


Inicia na segunda-feira, 07, e encerra na quarta-feira, 09, a V Mostra Cultural realizada pela Prefeitura de Porto Velho. Coordenada pela Divisão de Cultura Escolar, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semed), o evento acontecerá no Teatro Estadual Palácio das Artes, das 19h às 21h.

De acordo com a chefe da Divisão de Cultura Escolar, Adriana Silva dos Santos Gomes, a Mostra Cultural é o resultado de múltiplas vivências, construções de alunos, professores e comunidade nas linguagens de artes visuais, teatro, dança, música, estética que aproveitam a oportunidade para apresentar seus trabalhos ao público.

“O ensino da arte transforma o aluno em cidadão pensante que adquire conhecimento para interagir, construir e mudar o espaço e a vida ao seu redor em todos os períodos de sua formação como protagonista do novo. Daí a importância desse evento”, adiantou.

Dentro dessa perspectiva, Adriana Gomes lembra que a arte é a educação da sensibilidade do ser humano e é de fundamental importância quando se leva em questão o conhecimento trazido pelos alunos, somado aos saberes dos outros.

“O importante é que em contato com novos conhecimentos esse aluno tenha um meio de ampliar, difundir e adquirir técnicas e estilos de arte. E a partir da educação dessa parte sensível, ele torna-se capaz de sempre ser um novo ser, aberto as mudanças”, frisou.

Regras

A V Mostra será realizada em categoria única. Cada escola poderá inscrever até duas categorias. As músicas selecionadas pelas escolas ficarão arquivadas na Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. O tema será livre. Fica sob a responsabilidade da equipe pedagógica de cada escola a escolha da coreografia, bem como o acompanhamento da montagem.

A escola deverá atentar para músicas e coreografias com conteúdos apelativos e com duplo sentido, figurinos sensuais que façam alusão ao sexo ou que firam a integridade dos indivíduos e desrespeite a diversidade cultural dos mesmos. Os temas deverão ter um cunho formativo e educativo. Caso a equipe de técnicos da Divisão de Cultura encontre problemas desse porte na proposta, não poderão confirmar a apresentação da referida escola na Mostra.

Os aparatos cênicos como cenário, figurino, maquiagem, sonoplastia e adereços ficam a cargo da escola. Cada escola deverá levar as músicas devidamente gravadas (em formato WMA ou MP3) e ordenadas em CD. A organização da Mostra ficará responsável pela montagem e operação da luz e som dos espetáculos. Os grupos terão o prazo mínimo de 10 minutos e máximo de 20 minutos para realizar a apresentação.

Nenhum comentário: