quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Resgate cultural e troca de saberes em Teixeirópolis

O trabalho é importante para a preservação da cultura.
Quem viveu os anos dourados da era pré-globalização deve se lembrar das histórias e causos contados por seus pais ou avós. Algumas protagonizadas pelos próprios, outras que pairaram no ar pelos seus absurdos, mas todas deliciosas de se ouvir e que até hoje muitos guardam na memória. Pois essa prática vem sendo resgatada no município de Teixeirópolis-Ro, a 385 quilômetros da capital Porto Velho, através do projeto Resgate Cultura e Troca de Saberes executado pela Emater-Ro.
O projeto Resgate Cultural e Troca de Saberes teve sua primeira apresentação no ano de 2008, na Comunidade Santa Cristina, daquele município. Histórias populares, contos e causos, cantigas de roda, quadrilhas, poesia, música com acompanhamento de violão, pandeiro e sanfona, comidas típicas e até luz de candeeiro foram os ingredientes dessa atividade que contou com a participação de mais de 200 pessoas da comunidade.
Segundo a agente de Ater envolvida no projeto, Eliane Ventura Roberto, as atividades variam de uma comunidade para outra, entretanto, o que realmente se destaca é o fato de que são envolvidas no processo todas as gerações. “A equipe da Emater-RO vem apoiando o desenvolvimento sociocultural da comunidade na perspectiva da geração de oportunidades para que os jovens encontrem um ambiente que permita fluir talentos e potenciais, capazes de promover a inclusão social”, explica Eliane.
Antigos passam aos mais jovens
As atividades culturais são organizadas a partir das habilidades e costumes da biodiversidade amazônica e tem produzido grandes apresentações, motivando canções, contos, histórias e brincadeiras de rodas que trazem para a população local a esperança de uma vida harmônica para mais de 500 famílias das 15 comunidades envolvidas. Para isso, o Projeto também conta com o apoio da instituição comunitária local, a Associação Mista dos Produtores Rurais Nossa Senhora Auxiliadora (Amiproral) e parceria da Prefeitura e Câmara Municipal de Teixeirópolis para consolidar o resgate e preservação da cultura local. 
A agente de Ater relata ainda que com a realização desse projeto, é possível observar a grande importância para o desenvolvimento sociocultural e ambiental do homem do campo e da cidade, que não se atém apenas no dia do evento, mas ao longo dos anos. “O corpo técnico acompanha as famílias, compartilhando suas alegrias e seu desenvolvimento no processo produtivo, adquirindo assim uma proximidade tão grande que acaba por fazer parte da família, a família emateriana, permitindo assim a facilidade de socialização das informações e participação das famílias nas atividades de Ater”, diz ela.
Já, para os agricultores, o resgate cultural é importante porque mostra aos mais novos como era o jeito que se vivia, como eram os costumes, as brincadeiras e as dificuldades enfrentadas, principalmente quando da chegada dos pioneiros ao estado, e da instalação da comunidade. 
Danças tradicionais precisam ser preservadas
O projeto tem se expandido para outras comunidades do município e da região, sendo um poderoso instrumento para a prática da extensão social, realizadas por meio de metodologias com foco na participação. Em Teixeirópolis, a atividade já está em sua décima primeira edição, proporcionando a participação e integração de crianças, jovens, adultos e idosos, bem como o fortalecimento organizacional da comunidade, mediante a implantação de modelos diversificados de produção cultural e reprodução da cultura local, privilegiando as futuras gerações.

Nenhum comentário: