sábado, 5 de dezembro de 2015

Lenha na Fogueira - 06.12.15


Nem só de críticas negativas vive a nossa Funcultural. Se por duas colunas ela foi alvo de comentários não muitos positivos, hoje será diferente, afinal de contas, como diz o ditado: “Um dia é da caça e o outro do caçador”.
********
Ao contrário do que vem acontecendo com a entidade indicada pela Funcultural à Santo Antônio Energia para receber os subsídios que serão repassados aos artistas que se apresentaram na festa de aniversário de 101 anos do município de Porto Velho.

********
Na próxima terça feira dia 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição e por coincidência meu aniversário, a Funcultural através da empresa selecionada, neste caso o Grupo Diz-Farsa dirigido pelo Ruymar, e a Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia contratada pelo Diz-Farsa para produzir o “Arrastão de São João e o Não Deixe o Samba Acabar”, estarão repassando aos grupos folclóricos e escolas de samba o valor correspondente a cada um.

*******
Aí os elogios vão para a direção da Funcultural na pessoa do presidente Jorjão e do seu vice Altomar (Bode), que não mediram esforços para que o subsídio fosse liberado.
*******
 No waths dos grupos folclóricos dar pra sentir a felicidade dos dirigentes, pela ajuda financeira que vai entrar em suas contas. “Não é muito, mas, dar para fazer um boa festa de confraternização de final de ano”, comenta o presidente Fernando Rocha.
********
Mais feliz que os dirigentes dos grupos folclórico só mesmo os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho, que também vão colocar a mão na ‘bufunfa’. O presidente Hudson Mamede e sua equipe fez o máximo para não perder a grana. Foi por um triz como dizem os mais antigos.

********
As escolas de samba fazia tempo, não viam a cor do dinheiro da prefeitura, basta lembrar que na gestão municipal atual, ainda não aconteceu nenhum desfile de escolas de samba.
********

Diante da liberação do cachê do “Não Deixe o Samba Acabar”, os carnavalescos acreditam que no próximo ano (2016), a prefeitura realize os desfiles das escolas de samba. Inclusive, tem agremiação que já está trabalhando na confecção de fantasias para o próximo carnaval.
********
Porque então o dinheiro dos grupos folclóricos foi liberado e o do show de aniversário de Porto Velho não? Acontece que a empresa apresentada pela Federon para firmar contrato com a prefeitura para a realização dos eventos das escolas de samba e dos grupos folclóricos, está toda legalizada, ou seja, com a documentação em dia.

*******
Quando a entidade conta com boa administração as coisas andam rápidas, agora quando o negócio é feito nas coxas não tem jeito. O Diz-Farsa vem atendendo a Federon desde o Flor do Maracujá de 2014 e nunca teve problema com a documentação. “Até corre nos meios culturais o seguinte: Se é pelo Diz-Farsa pode ter certeza que a grana vai sair”.
*******
Apenas para esclarecer: Hoje para a prefeitura, governo ou qualquer empresa séria, apoiar ou patrocinar eventos culturais, é necessário contratar uma Entidade (Empresa) especializada no assunto (cultural), que também tem a obrigação de contratar outra Entidade com CNPJ para produzir o show, ou seja, lá o que for.
********
Para que isso sai dentro da Lei, a 1ª entidade, aquela que vai receber o dinheiro do órgão oficial, tem que estar com a documentação religiosamente em dia. Não adianta dizer que daqui a pouco entrego a certidão tal. Só consegue receber o subsídio firmado em contrato, se estiver realmente em dia com a documentação.
*******

To no Parque da Cidade, curtindo o Papai Noel da Família Lima! 

Nenhum comentário: