segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Museu do Parque Natural ganha novas peças


O acervo do Museu do Parque Natural Municipal foi contemplado com novas peças. Trata-se de exsicatas e xilotecas que foram confeccionadas pelo engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Raimundo Martins, e por alunos seus, do curso de Engenharia Florestal das Faculdades de Rondônia (Faro).
Exsicatas são amostras de plantas prensadas, secas em estufa e fixadas em material de exposição. Xilotecas são peças de madeira recortadas para serem expostas.  Ambos os tipos de objetos de amostras ostentam etiquetas com informações sobre as espécies presentes na flora do Parque Natural. Martins explicou que o secretário da Sema, Edjales Brito, encomendou o trabalho com a intenção de ampliar o acervo do museu, expondo, pelo menos, vinte e cinco das principais espécies existentes no parque. “Na verdade, no total temos agora mais de cinquenta espécies identificadas nessas peças de exposição”, informou.
Paulo Regis, diretor do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental, responsável pelos parques sob a gestão da Sema, explicou que as obras de revitalização do museu foram concluídas neste ano, com a ajuda da Usina Santo Antonio, e que o acervo do museu está quase todo montado. A Sema, contudo, ainda não pôde inaugurá-lo porque o mobiliário não foi disponibilizado. “Esperamos montar o mobiliário por meio de recursos advindos de compensações ambientais, mas precisamos de um deferimento por parte do Ibama, a fim de que possamos utilizar esses recursos na obtenção do mobiliário”.

Segundo Paulo Régis, para o mês de fevereiro do próximo ano é esperada a reabertura do museu com as peças recuperadas e com as novas peças tombadas ao seu acervo, o que inclui as exsicatas e xilotecas recebidas pela Sema na última quinta-feira (17). 

Nenhum comentário: