quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Então é Natal! – Natal da dúvida e da incerteza


Por Silvio M. Santos

Olhando os brinquedos expostos na vitrine da loja, dona Isabela começou a pensar de como será o Natal do próximo ano.
Se o Natal deste ano veio cheio de preocupações, cheio de dúvidas e incertezas principalmente para a população que vive à margem da dita sociedade civil chamada de classe média, nas comunidades, termo empregado quando nos referimos aos moradores da periferia atualmente.
Natal da Preocupação - Porque não sabemos o que nos aguarda, diante de tantas denuncias contra as pessoas que ganham para colocar o país no rumo certo e terminam se utilizando de seus cargos, para usurparem o que pertence ao povo, é realmente preocupante!
Natal da Dúvida - Porque não se vê pelo menos, uma luzinha no final do túnel, dando conta de que, num espaço pelo menos médio, o Brasil volte o oferecer oportunidade de trabalho emprego aos seus filhos. Será que ainda teremos a Bolsa Família o programa que coloca comida na mesa de milhares de brasileiros? Será que teremos hospitais e postos de saúde equipados para atender as pessoas com dignidade? O que será do nosso meio ambiente? O que será do nosso salário vítima da inflação que não para de crescer. O que será do  Minha Casa Minha Vida programa que já proporcionou dignidade a muitas famílias. Será que continuará oferecendo teto aos menos validos? Essas são apenas algumas das enes dúvidas que estão tomando conta do cérebro dos brasileiros mais humildes.
Natal da Incerteza – Porque não sabemos se teremos escola digna para nossos filhos. Porque não sabemos até onde vai o descaramento das pessoas escolhidas para nos defender e terminam se unindo aos que só enxergam seus próprios umbigos e desviam a verba da educação, da saúde, da cultura, do lazer. Desviam tudo!
E a dona Isabela pega a toalhinha que sempre a acompanha e desconfiada, olha para um lado e pro outro pra ver se tem alguém observando e enxuga uma lágrima que teima em rolar pelo seu rosto.
Ao cidadão que passa ao lado, desconfiada, abre o sorriso e deseja:
FELIZ NATAL seu moço!

Nenhum comentário: