quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Lenha na Fogueira - 03.12.15


Fiquei deveras feliz, com a matéria distribuída pela Emater sobre o resgate cultural que seus técnicos estão ou realizam no município de Teixeirópolis,

********
Passei a semana passada, ouvindo, discutindo, aprendendo e repassando saberes durante o IX Encontro das Culturas Populares que aconteceu no município pernambucano de Serra Talhada.
********
Foi a primeira vez que Rondônia se fez presente no evento, que vem sendo promovido pelo Ministério da Cultural faz tempo. Vejam bem, foi à primeira em NOVE que Rondônia se fez representar e dessa vez, a culpa não é da nossa Superintendência de cultura não.
********
A culpa foi dos técnicos do Ministério da Cultura em especial os da Secretaria da Diversidade que nunca se lembraram de colocar nosso estado na programação. Dessa vez, talvez porque temos nosso Sistema de Cultura aprovado e até de certa maneira funcionando, eles (do MinC) colocaram Rondônia na programação da Eleição do Conselho Nacional das Políticas Culturais - CNPC.
*******
Acontece que nunca é tarde para recuperar o que deveríamos estar realizando faz tempo. Por coincidência, ontem pela manhã, estive com o superintendente da Sejucel Rodinei Paes e com o Gerente de Cultura Fabiano Barros e solicitei uma audiência para conversarmos sobre os conhecimentos que obtive como Delegado da Setorial das Culturas Populares de Rondônia perante o IX Encontro que terminou sábado passado dia 28 em Pernambuco.
********
A audiência está marcada para acontecer na manhã desta quinta feira 03. A proposta que vou apresentar aos nosso dirigentes culturais, é a realização do 1º Encontro das Culturas Populares do Estado de Rondônia.
********
Isso porque, antes de tudo, precisamos saber e conhecer o que temos de Cultura Popular em nosso estado. Precisamos saber juntos aos municípios e distritos qual a cultura popular é praticada por seus moradores. Só assim poderemos convocar esse fazedores de culturas para o Encontro que pretendemos com o apoio do governo estadual através da Sejucel, realizar até o mês de maio do próximo ano.

********
Para nossa surpresa, esse trabalho vem sendo realizado há 8 anos pela Emater. O estilo é justamente o que o Ministério da Cultura através da Secretaria da Diversidade vem pregando por esse Brasil a fora.

*******
Alô amigo Iran Lima de Macapá (AP), nossa Rede já tem por onde começar, já tem mais que o embrião. Iran Lima é um amigo que conheci no IX Encontro das Culturas Populares em Serra Talhada e que foi eleito representante da Setorial das Culturas Populares da Região Norte. Ele também é o responsável pela Formação da Rede Amazônica das Culturas Populares e foi quem nos indicou para assumir a Secretaria Executiva da Rede em Rondônia (fui eleito).
*********
Já começamos a trabalhar na formação dessa rede, justamente na manhã de hoje, estaremos colocando essa idéia para o superintendente Rodinei, pois o apoio do governo é fundamental para que a Rede alcance o sucesso desejado.
********
Muito em breve estaremos perturbando os prefeitos dos municípios do interior e em especial aos companheiros que fazem cultura nos municípios, para aderirem à Rede Amazônica das Culturas Populares e em conseqüência à Rede Nacional.
********
Colocamos a idéia para os representantes do MinC da criação das Políticas Públicas de Circulação das Culturas Populares.  EX: O grupo da dança do Seringandô de Rondônia se apresenta no Rio Grande do Sul e o Grupo de Fandango de lá, vem se apresentar aqui. É a Integração das Culturas Populares brasileira.
********
Fazer cultura não é fácil, mas, é muito gratificante!

Nenhum comentário: