quinta-feira, 30 de julho de 2015

Lenha na Fogueira - 31.07.15


O exercito brasileiro, em especial o de Rondônia, está comemorando os 50 anos de implantação do 5 ° Batalhão de Engenharia e Construção – 5° BEC.

********
O 5° BEC foi criado justamente, para atuar no então Território Federal do Rondônia e tinha como uma de suas principais metas, manter o tráfego da BR 364 cuja construção, aconteceu graças ao desafio feito pelo governador Paulo Nunes Leal ao presidente da Republica Juscelino Kubitschek. “Presidente o senhor já construiu a estrada Belém/Brasil e Rio Grande do Sul/Ceará, porque não constrói o Outro Braço da Cruz ligando Brasília ao Acre?

********
E então em 1966 a cidade de Porto Velho foi tomada por buzinas de carros e zuada de motor de máquina pesada de tudo quanto era tipo e marca. Soldados marchando como se fossem para a guerra (o que não deixava de ser). Era o 5° BEC chegando.

*********
A mulherada de “vida fácil”, que naquele tempo morava nos prostíbulos Mãe Preta, Tambaqui de Ouro, Anita, Tartaruga, Deusa, Adelicia e Maria Eunice correram para a 7 de Setembro festejando a garantia de melhores dias em seus faturamentos.
*********
As dondocas do bairro dos “categas”, imaginaram suas filhas casando com um dos oficiais da tropa que acabara de chegar. Era festa e mais festas cujos convidados especiais eram os graduados do Batalhão. De sargento pra cima era “oficial”.

********
Só que eles chegaram e foram tomando posse de tudo que lhes era conveniente, muitos ferroviários foram convidados a desocuparem suas casas para ceder aos oficiais do 5° BEC.


Desapropriaram (na marra) o Campo do Mario Monteiro e instalaram o quartel que ficou conhecido como REO.
********
Vale salientar que a BR-364 já estava aberta desde 1960, faltava apenas sua manutenção, o que passou a ser feita pelo 5° BEC e assim mesmo precariamente.
********
O acesso para o Campo do Mario Monteiro agora sede do Batalhão era apenas pela Rua Prudente de Moraes
**********
Então o BEC resolveu abrir a Rua Major Guapindaia que ia só até a José do Patrocínio que passou a se chamar rua Norte Sul que depois teve o nome mudado para Rogério Weber.
********
Para isso desbastou o Alto do Bode e acabou com a Baixa da União e nesse rolo, foi também o Morro do Querosene e o Ramal São Domingos.

*******
********
Uma das coisas boas do 5° BEC foi a criação do Bairro da Liberdade para onde levou os moradores da Baixa da União e Alto do Bode.
**********
A pior ação do 5° BEC foi a erradicação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em 1972.

********
O pior disso tudo, foi que seus comandantes da época, mandaram jogar no rio Madeira várias peças (composições da Ferrovia), Transformaram um dos galpões num clube de festa (Cibec) e levaram a locomotiva 12 para o Pátio do Quartel (na REO).
********
Abriram o primeiro supermercado de Porto Velho e assumiram o Ferroviário Atlético Clube,

********
Eles não abriram a BR 364, mas, abriram a BR 425 que liga Abunã a Guajará Mirim mas, quem a asfaltou foi o empresário Isaac Bennesby quando prefeito de Guajará.
********
Também concluíram a BR 319 (Hoje é 364) ligando Abunã em Rondônia ao Estado do Acre. Um dos seus mais “falados” destacamentos foi o de Manuel Urbano.

*******
Não sei até que ponto os portovelhenses pé no chão, os mais antigos (como eu), podem festejar os 50 anos do 5° BEC!

*********
Sei que os “categas" que viviam se deleitando com os canapés oferecidos no clube dos Oficiais do 5° BEC, estão felizes da vida contando a história glamorosa do Batalhão que acabou com o nosso maior patrimônio histórico, a EFMM. Parabéns!

Nenhum comentário: