sábado, 25 de julho de 2015

Lenha na Fogueira - 26.07.15


Apesar do chuvisco que caiu à “boca da noite’ de sexta feira, a escola de samba Asfaltão fez grande show no Mercado Cultural, pelo projeto “Esquentando os Tamborins” da Fesec.

********
A turma da escola que tem o Tigre como mascote, mostrou que tem cacife para chegar aos desfiles (caso aconteçam) de 2016, como séria candidata ao título de campeã.

********
Tem boa bateria (Pura Raça), tem ótima casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, passistas de ponta e uma organização de fazer inveja as concorrentes.

********
Só falta os jurados que vão atuar na Disputa do Samba de Enredo que vai acontecer no mês de gosto, saber escolher o samba. Não vai ter pra ninguém.

*******
Aliás, o Pai Beto presidente da Acadêmicos do São João Batista e o Fabiano presidente da escola Os Diplomatas com certeza não estão gostando do que escrevi acima.

********
Pelo menos até ontem, essas escolas e seus dirigentes, não haviam anunciado que mudariam seus enredos para o próximo carnaval. Explico:
********
Como os desfiles de 2014/2015 não aconteceram e como algumas das escolas já estavam com suas fantasias prontas e samba enredo gravado, estão preferindo continuar com o mesmo tema em 2016. Vejam bem, falei carnaval de 2014 ano do centenário do município de Porto Velho e que em conseqüência disso, todas as escolas montaram seus temas em cima da data festiva de Porto Velho.

********
Apenas a escola de samba Asfaltão pelo menos até agora, resolveu trocar o enredo para o carnaval de 2016. As demais vão cantar o samba de 2014.

*********
A pergunta que o Sarará não cansa de fazer é: “Será que o prefeito Mauro vai deixar a Funcultural promover os desfiles das escolas de samba em 2016?”.

********
Isso porque no governo Mauro Nazif não aconteceu nenhum desfile de escola de samba e lá se vão Três Carnavais.

********
Segundo a Morena da Cultura e a Dondoca da Cultura, hoje o bicho vai pegar de verdade é no Café da Manhã que vai acontecer no quintal da Casa da Cultura em comemoração ao primeiro aniversário da Confraria Pobres do Caiari.

*******
Café que vai virar almoço e depois da vitória do Vasco sob o Palmeiras, todos vão prestigiar as apresentações do Festival Amazônia Encena na Rua na praça das Caixas D’água.

********
Por falar nisso, quem vai encerrar a 8ª edição do Amazônia Encena na Rua é o grupo de Boi bumbá campeão do Flor do Maracujá deste ano;

********
Tô falando do boi bumbá Corre Campo o meu querido boi bumbá. O Corre Campo vai apresentar o espetáculo “A Brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho”.

********
Uma contação de história protagonizada pelo Amo do Boi Silvio Santos que vai lembrar como a brincadeira chegou a Rondônia.

*******
É uma apresentação diferente da que aconteceu no Flor do Maracujá deste ano, porém, com todos os Itens (personagens) que se apresentaram no Arraial. Ou seja: Rainha da Batucada, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Sinhazinha da Fazenda, Cunhã Poranga, Amo e integrantes das tribos.

*******
A Brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho começou em 1920 na Vila de Santo Antônio. Essa história será contada através de toadas na noite de hoje na praças das Caixas D’água no encerramento do festival Amazônia Encena na Rua. Vai lá contrário, aprender a fazer cultura popular!

*********
Antes do Corre Campo acontecem três espetáculos que serão apresentados por grupos de teatro de Minas Gerais, Distrito Federal (Brasilia) e do Ceará.

********

Hei Morena da Cultura e Dondoca da Cultura, vou esperar vocês na praça das Três Caixas D’água hoje à noite. Depois da festa da Confraria nada melhor do que curtir o Amazônia Encena na Rua. 

Nenhum comentário: