quarta-feira, 1 de julho de 2015

Exposição traz à capital trajetória de pintor

Com mais de cinquenta anos dedicados a pintura, Abel Fernandes, conceituado artista do eixo Rio/São Paulo trás a Porto Velho toda sua trajetória, que será exposta durante todo o mês de julho na Casa de Cultura Ivan Marrocos (a abertura foi ontem dia 1°).  Serão mais de 50 telas e cerca de 90 desenhos que retratam o início de sua carreira até seu atual período modernista.

Produzidas a partir da manipulação de tinta óleo e tinta acrílica, mais do que paisagens, os quadros retratam a visão peculiar do artista sobre o universo que o cerca, agregando técnicas expressionistas para o resultado ímpar de cores, tons luzes e sombras.

Artista plástico, compositor e astrólogo, Abel Fernandes descreve a arte como a capacidade que o homem tem de expressar através de um trabalho, uma criação, o que se passa em seu interior, seus sonhos e suas ideias. “A forma como o artista vê o mundo e a vida, é essa capacidade de colocar em um papel, em uma escultura, musica, melodia, dança ou movimento do corpo como vê a beleza”, explica, lembrando ainda que através da arte é possível manifestar também uma revolta, ou se comunicar com a sociedade, utilizando inclusive de criações polêmicas.

Arte


Seu primeiro contato com a arte foi ainda pequeno. “Eu tinha um vizinho que gostava de pintar e eu ficava olhando ele criando”, conta o artista. Já mais velho, ele comprava tinta óleo e telas para pintar, mas sem ter um professor ou alguém que lhe orientasse, sentiu dificuldades em se expressar através da pintura. “A tinta óleo é muito difícil de trabalhar, pois é uma tinta que não seca rápido, mistura-se facilmente com outras cores e acaba transformando tudo em um borrão e a pessoa na hora de pintar um quadro pode acabar se perdendo e ao invés de ficar bonito, fica horrível”, brinca, ressaltando a importância da técnica.

Contatos podem ser feitos através do telefone 9983-3223, o valor é acessível a qualquer pessoa e informações mais específicas podem ser obtidas através do email antonioabelfernandes@hotmail.com ou do facebook (Abel Fernandes).

Nenhum comentário: