sábado, 18 de julho de 2015

Lenha na Fogueira - 19.07.15


Durante a semana passada o governo de Rondônia reuniu a sociedade civil para discutir propostas de investimento para a região de Porto Velho no período de 2016/1019 é o famoso Plano Plurianual do governo (PPA).

********
O Plano será transformado em lei e norteará aplicação de recursos públicos na execução das principais demandas apresentadas pela sociedade. O evento fechou o ciclo de audiências públicas realizadas pelo governo do Estado em dez regiões de Rondônia, envolvendo os 52 municípios.
********
O que nós queremos para os próximos quatro anos?

**********
O segmento cultural se fez representar principalmente pela equipe da Gerencia de Cultura da Sejucel, quando Fabiano Barros apresentou as demandas do segmento que haviam sido previamente discutidas entre representantes de vários segmentos culturais;

********
No final da oficina do segmento cultural Fabiano declarou a nossa reportagem:

********
O governo está de parabéns por estar propiciando que se crie junto à sociedade civil, esse pensamento de quatro anos de construção, de planejamento para a cultura.

********
E a gente aproveita para ir quebrando algumas barreiras dentro da própria construção disso. Em primeiro lugar é o próprio entendimento do papel do Estado dentro da cultura.
*********
Infelizmente a gente esbarra nessa falta de entendimento no próprio governo. Outro obstáculo é o Orçamento, porque quando você não tem o próprio entendimento da cultura, automaticamente não disponibiliza recursos pra fomentar isso.
********
O segundo passo que a gente está levantando e é muito importante, é o próprio reconhecimento e a consolidação desse recurso para que a gente possa desenvolver a política.
*********
O terceiro é a própria política que são as criações da gente que vão de forma concreta fazer com que gestores que daqui a dez, quinze, vinte anos com siga dar continuidade o que está sendo construído agora.
********
No papel colocamos essas três metas citadas além de transformar a Secel em Três Secretarias, ou seja, a do Esporte, da Cultura e da Juventude.

*********
O segundo mais importante é garantir o Orçamento para que a gente consiga trabalhar anualmente.

*********
O terceiro é a questão da consolidação das Leis que ampare e fomenta a cultura em nível estadual. Os outros tópicos é uma preocupação muito grande com a preservação da memória. A gente sabe que sem memória na há cultura.
********
Estamos reivindicando cerca de R$ 40 Milhões anual apenas para o segmento cultural, porque temos equipamentos como o Museu que vai ser uma estrutura cara a ser construída e ser mantida, Palácio das Artes com dois grandes teatros, a casa Ivan Marrocos que precisa ser reformada, a Biblioteca Pontes Pinto e outros equipamentos além de outras atividades junto aos municípios. Acreditamos que esse valor atenda todas essa expectativa.

********
Esperamos que o governo e em especial o secretário George aprove as reivindicações do segmento cultural e coloque na integra na Lei do PPA.

Nenhum comentário: