quarta-feira, 8 de julho de 2015

Lenha na Fogueira - 09.07.15

A Federação de Quadrilhas e Bois Bumbá de Rondônia – Federon está provando, que quando se tem determinação para realizar um evento, a coisa acontece.

*********
A 34ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá que o diga. A turma comandada pela dupla Fernando Rocha e Severino Castro está mostrando a quem interessar possa, que é possível se realizar um evento do Porte do Flor do Maracujá, sem contar com recursos (numerário em espécie) do governo estadual.
********
O sucesso de público comprova que os dirigentes da Federon estão no caminho certo, inclusive em realizar a festa no Parque dos Tanques, local que muitos barraqueiros não acreditavam que conseguiria tirar o dinheiro investido.

********
Sexta, sábado e domingo passado, não tinha espaço suficiente em nenhuma barraca para acomodar os fregueses. Claudio irmão do Edson Caula do Galo da Meia noite comentava; “Olha que sábado não consegui uma mesa numa barraca para degustar um Pato no Tucupi motivo pelo qual fui ao Flor do Maracujá naquela noite”.

********
É isso mesmo, o negócio tão bom que alguns locatários de Barraca Restaurante (as maiores), solicitaram à direção da Federon a colocação de mais Tendas para poderem receber mais fregueses.

*******
Mesmo com alguns reclamando do preço (R$ 70,00) por um prato com peixe frito (dourado), que segundo os donos de barracas, serve três pessoas, está caro, mesmo preço da Picanha. Não se conseguia com facilidade, especo numa das mesas de qualquer barraca.
*********
Segunda feira 06, que a direção da Federon pensava que o movimento seria pequeno, as arquibancadas e camarotes ficaram lotados e com eles as mesas das barracas.

********
A dona da barraca dos derivados de milho estava eufórica após o movimento acalmar. “Teve um momento que exigi que os fregueses formassem uma fila para poder atender a todos”. Isso aconteceu segunda feira.

********
É mole ou quer mais? Quer mais? Então la vai! Até dois anos atrás, assim que acabava a apresentação do último grupo de quadrilha, as arquibancadas ficavam vazias, pois os bois bumbas estavam em baixa, perante o público.

********
Graças ao trabalho do Aluizio Guedes pelo boi Diamante Negro, Branca de Castro Alves pelo Corre Campo e Silfarney Silva pelo Az de Ouro e ainda o Edvan pelo boi Vencedor a coisa mudou.

********
Mesmo sem recurso do governo essa turma passou a investir nos seus grupos de bois, trazendo artistas de fora, inclusive de Parintins e Guajará Mirim e a coisa mudou.

********
A prova de que o investimento deu certo, foi a apresentação do bumbá Tira Teima terça feira passada. O grupo do Sardinha este ano fez uma de suas melhores apresentações de todos os tempos no Flor do Maracujá.
********
Indumentárias muito bem trabalhadas, principalmente dos destaques Sinhazinha, Rainha da Batucada, Rainha do Folclore e Cunhã Poranga. A batucada muito bem organizada e vestida, segurou o ritmo durante mais de uma hora e assim, o grupo do Sardinha saiu com a certeza de que, se não vai brigar pelo título, pelo menos está na briga do quarto lugar. O que já é muita coisa.

*********
O estreante boi Manhoso apesar de ainda faltar alguma experiência entre seus dirigentes, mostrou beleza e organização e chegou dizendo que num futuro bem próximo, vai dar muito trabalho aos considerados grandes.

********
Agora o público fica sabendo o que vai entrar na Arena de dança, pois a Federon acertou em não colocar Palco.

********
Quer confirmar o que escrevi! Vai assistir o Az de Ouro hoje a noite.

********
Os bois bumbas estão dando a volta por cima, as quadrilhas que se cuidem!

Nenhum comentário: