sábado, 1 de fevereiro de 2014

TEIA ELEGE REPRESENTANTES PARA ENCONTRO NACIONAL


Os representantes dos Pontos de Cultura Rondônia que estão participando da Teia – Tecendo a Cultura de Rondônia, elegem na tarde deste domingo 03, os dez (10) delegados que estarão representando Rondônia no Encontro Nacional dos Pontos de Cultura que acontecerá em Natal capital do Rio Grande do Norte.
Sexta feira 31 de janeiro, aconteceu à abertura do encontro com a presença das representantes da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC Débora Lagos e Julia Fúria Costa no teatro Banzeiros.

Da solenidade de abertura fizeram parte da mesa a superintendente da Secel Eluane Martins, as representantes do MinC. A presidente da Funcultural de Porto Velho Jória Lima e o vice-governador de Rondônia Airton Gurgacz entre outras autoridades.
Após os discursos de praxe, o Coordenador dos Pontos de Cultura Rondônia José Monteiro convidou os presentes a se deslocarem até a praça Aluízio Ferreira, onde o Ponto de Cultura “Orquestra em Ação” de Ji Paraná apresentou show musical com a Camerata Rondon.
Débora Lagos na oportunidade representando a Secretária Márcia Rollemberg, se disse encantada com a organização do encontro e principalmente com programação cultural. “Essa orquestra é maravilhosa”. Em conversa com nossa reportagem, Débora declarou que a terceira parcela do convênio com os Pontos de Cultura
Rondônia será liberada ainda neste semestre. “Ao chegar em Brasília vou me esforçar para que o processo seja liberado o mais breve possível”. Solicitada a falar sobre a possibilidade da aprovação de mais Pontos de Cultura para o estado de Rondônia, respondeu: “A meta do Ministério da Cultura é implantar até o ano de 2020, 20 Mil Pontos de Cultura, Rondônia tem sim possibilidade de abrir edital para seleção de mais Pontos, basta o governo estadual comunicar ao MinC essa vontade, que providenciaremos a assinatura do protocolo de intenções e daí pra frente, é publicar o edital convocando as entidades interessadas a se inscreverem, essas entidades terão que apresentar seus projetos, que passarão por análise de técnicos do governo estadual e do Ministério da Cultura se aprovados, poderão atuar como Ponto de Cultura”.
O encerramento da Teia Rondônia contará com a Apresentação do III batizado e Troca de Cordas – Ponto de Cultura ARCA – Abadá Capoeira, com inicio as 17 e show musical as 20h00 na praça Aluízio Ferreira.

Camerata é aplaudida de pé


O Ponto de Cultura “Orquestra em Ação” de Ji Paraná foi o responsável, pelo show cultural de abertura, da Teia – Tecendo a Cultura de Rondônia e colocou no palco da praça Aluízio Ferreira a Camerata Rondon que por aproximadamente duas horas, brindou o público presente, em especial os representantes dos Pontos de Cultura dos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena com um repertório que mesclou composições eruditas e populares.
A presidente da Associação Amigos da Orquestra senhora Solange Gurgacz agradeceu o convite da superintende da Secel Eluane Martins, o coordenador dos Pontos de Cultural Rondônia José Monteiro e aproveitou para solicitar as representantes do Ministério da Cultura, que levem a Ministra Marta e a secretária Márcia Rollemberg a preocupação dos Pontos de Cultura de Rondônia quanto maior atenção por parte do MinC. “São muitas as dificuldades que enfrentamos, apesar de não estar autorizada, falo em nome de todos os Pontos de Cultura do nosso estado. O custo Amazônia é muito elevado e para se manter um Ponto de Cultura como o nosso, só mesmo com muito amor a arte”, disse Solange sendo aplaudida calorosamente.
A Camerata então deu inicio ao espetáculo musical com a peça “Concertino de Câmara”, viajou pelo Country Gardens, a gospel “Sonda-me” interpretada pelo cantor José Humberto que também cantou “Amigo de Fé” de Roberto e Erasmo Carlos e recebeu o Paulo para o solo de “Ave Maria”. O espetáculo continuou com as canções “Eu sei que vou te amar”, “Luar do sertão”; “Sinfonia de brinquedo”; e fez a galera se “escalar”, com o rock da banda Guns N’ Rose “Europe”. Aqui aconteceu uma parada técnica e estratégica, pois o capoeirista graduado Roni Farias do Ponto de Cultura Abada Capoeira com seu berimbau, participou junto com os músicos da Camerata, da execução das canções de Luiz Gonzaga Assum Preto e Aza Branca, numa junção musical espetacular. Enquanto as músicas eram executadas, os capoeiristas do Abadá dançavam no espaço entre a tenda e o palco.

Encerrando com chave de ouro a primeira noite da Teia, a Camerata Rondon presenteou os presentes com a execução do tema do filme “Piratas do Caribe”.
O público ficou pedindo mais um, mais um o que deixou os dirigentes da Orquestra em Ação muito felizes.

Nenhum comentário: