terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Prêmio da Música Brasileira Homenageia o Samba



O Prêmio da Música Brasileira chega a sua 25ª edição e, para celebrar suas bodas de prata, decidiu, pela primeira vez, homenagear não um artista, mas um gênero musical. O escolhido não poderia ser diferente: é o samba que veste traje de gala e sobe ao palco do Municipal do Rio de Janeiro, no dia 14 de maio. Idealizador do Prêmio, José Maurício Machline convidou a grande madrinha do samba, Beth Carvalho, para ser a consultora da cerimônia este ano. Juntos, estão elaborando o repertório e o conceito da cerimônia, que terá o roteiro assinado por Zélia Duncan.
A edição 2014 confirma também a vitoriosa parceria com a Vale, pelo 5º ano consecutivo, reafirmando seu compromisso com a cultura nacional. “Estamos muito felizes em ter, mais uma vez, a parceria com a Vale. É ela que nos possibilita realizar a premiação dos grandes nomes da nossa música e levar a MPB da mais alta qualidade às diversas regiões do nosso país”, exalta José Maurício Machline.
Como já é tradição, 2014 terá novamente a turnê do Prêmio da Música Brasileira, que percorrerá o Brasil com o patrocínio da Vale. A abertura seráno Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de maio, também no Theatro Municipal, com um show gratuito, especialmente criado para a turnê, que depois segue por várias cidades brasileiras. 
Criado em 1988, o prêmio de maior prestígio da música brasileira se consolidou por não apenas resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional, mas, sobretudo, avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. O Prêmio da Música Brasileira valoriza a nossa música no que ela tem de melhor: a sua capacidade de se reinventar e manter o nível de excelência que a fez reconhecida mundialmente. O Prêmio enaltece o esforço e o talento dos cantores, músicos, arranjadores e produtores do Brasil e reúne, no mesmo dia e no mesmo palco, as mais variadas manifestações musicais do país.
Além da premiação, a cada ano é escolhido um artista homenageado, que ganha um show especial, focado na sua obra, contando sempre com números musicais inéditos e promovendo encontros entre os mais importantes cantores brasileiros, das mais diversas gerações. Em 2014, a homenagem será não a um artista, mas ao samba. A primeira edição foi dedicada a Vinicius de Moraes. De lá para cá, foram celebrados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa,  João Bosco e Tom Jobim. 

Nenhum comentário: