sábado, 8 de fevereiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 09.02.14

Em conversa com o carnavalesco e compositor de samba de enredo, Oscar Knightz durante a apresentação do Beto Cezar na escola de samba Asfaltão, na noite de sexta feira passada.

*********
Anotamos algumas sugestão que deverão ser aproveitadas no Concurso do Melhor Samba de Enredo no carnaval de 2015.
*********
Oscar assim como nos, notou que o sistema adotado este ano, quando o júri foi formado pelos compositores dos sambas de cada escola de samba concorrente, não deu muito certo, pois alguns colegas, observou Oscar, levaram o negócio para o lado pessoal.

********
Analisando a observação do mestre compositor, vimos que realmente alguns penalizaram com notas baixíssimas, sambas de outra escola porque não gostam ou tem alguma rixa inclusive com dirigentes da escola de samba.

********
 Isso não poderia ter acontecido. Isso não coaduna com a nossa pretensão, que era de fazer com o que, cada parceria elegesse o seu samba preferido entre os sambas das escolas concorrentes.

********
Na realidade, a observação do Oscar tinha a ver com as notas dadas ao samba da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande que é de autoria do Bainha e do próprio Oscar mais o Thobá. Um samba que realmente fala sobre a história de Porto Velho e só conseguiu ficar em 5° lugar

********
Presente na conversa o Altair Lopes – Tatá que atuou como jurado convidado pelo Diário da Amazônia, concordou com as ponderações do Oscar e se propôs a somar com a gente na realização do concurso em 2015.

*******
Devo esclarecer aos “amigos” que postaram críticas a esse colunista, pelo resultado obtido pela sua escola, que, não atuamos como jurado e nem interferimos na decisão dos jurados cuja maioria, foi indicada pelas escolas de samba.

********
Como por exemplo: O Carlinhos Maracanã representou a Diplomatas do Samba; Rogério Nunes a São João Batista; Silfarney Silva a Rádio Farol; Toninho Tavernard a escola Asfaltão e o Oscar Knightz a Acadêmicos do Armário Grande.

********
As escolas de samba Acadêmicos da Zona Leste e Império do Samba não quiseram indicar representante e por isso não tiveram direito a voto, mas, foram votadas.

********
O interessante foi que mesmo não tendo indicado representante, as duas escolas tiveram seus sambas melhores classificados. A Zona Leste ficou em 1° Lugar e a Império do Samba em 3°.
********
A “baixaria’ aconteceu mesmo, entre as escolas do grupo Especial, com cada um querendo derrubar o samba da escola concorrente. Não houve imparcialidade por parte dos representantes das escolas de samba que atuaram como jurado. É lamentável!.

********
Diante dessas observações, resolvemos mudar o sistema de votação para o próximo ano.

********
A festa será especifica para a escolha do melhor samba de enredo. O troféu Sebastião Araújo da Silva – Baba será melhor organizado.
********

Acho até, que a pessoa que postou impropérios sobre este colunista porque o samba da sua escola ficou mal na classificação, agiu pelo lado pessoal, quer dizer, é “invocada” comigo não pela realização do concurso, mas pela minha carreira como compositor de samba enredo.
*******
Isso existe mesmo. Certa vez tive um samba desclassificado num concurso de samba de enredo de uma determinada escola, porque eu era da Pobres do Caiari. E olha que os sambistas presentes no local onde aconteceu o concurso, davam como certa a vitória do nosso samba. Resultado, pela despeita, não ficou nem entre os classificados para a semifinal.

********

Ainda bem que a Jória não me deixou ser o presidente da Comissão de Jurados das Escolas de Samba! Obrigado Jória!

Nenhum comentário: