terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA 26.02.14

Já pensou no DILEMA que esse colunista está enfrentando, no caso do adiamento dos desfiles dos blocos e das escolas de samba e a enchente do rio Madeira?

*********
Por um lado, tenho que concordar que brincar carnaval numa situação dessas, quando dezenas de famílias estão tendo que ser removidas de suas casas, suas localidades, perdendo seus pertences e correndo o risco de ser vítima do ataque de animais peçonhentos etc., não é legal!

*********
Vendo que sua plantação foi perdida e em conseqüência, não terão de onde tirar o sustento dos seus, quando a água baixar. Vendo as galinhas, porcos, patos e outros animais de criação morrendo afogados!
********
Logo eu que independente de ser carnavalesco, sou filho de São Carlos do Jamari um dos distritos mais afetados pelas águas do Madeirão. Lá moram alguns parentes, aliás, moravam, porque agora já estão são e salvos em Porto Velho graças a Deus. Lá estão enterrados meus avos maternos (nessas alturas as sepulturas foram levadas pela correnteza). Não é fácil!

*********
Mesmo assim, ontem ao compartilhar um comentário sobre a enchente do rio Madeira no Face, uma pessoa achando que eu estava fazendo galhofa com a situação, me esculhambou, postando que. “Silvio Santos você é Safado”.

********
Por outro lado, não podemos ficar pensando apenas nos que estão sofrendo com as enchentes, existem outras pessoas que precisam de atenção.

*********
Vamos apenas levantar alguns questionamentos. Se ontem pela manhã durante reunião na Sesdec foi dito por uma autoridade (e é verdade), que a população de São Carlos já havia sido toda evacuada. Quer dizer, não tem mais ninguém em suas casas, ta todo mundo nos abrigos fora da cidade inclusive em Porto Velho.
*********
O pessoal da Baixa da União e do Triângulo em Porto Velho também já foi todo removido para abrigos ou casa de parentes.

********
O pessoal da Balsa, Nacional e Belmonte também já foi retirado. Nazaré, Calama, Demarcação e outras localidades estão todas fora de perigo, porque a defesa Civil está atuando com eficiência nessas localidades.
********
E como disse o prefeito graças a Deus não temos nenhum óbito até o momento.

********
O que resta aos órgãos públicos a não ser ficar monitorando o aumento das águas do Madeira. O povo está contribuindo com o que pode.
*********
Agora, é como diz o Rudney Prado: “Entendo até nessas emergências remanejar verbas. Mas, impedir as pessoas de serem alegres, acho que não deve, porque não usar a alegria do carnaval seus interlocutores artistas para convocar para as doações!
*********
E o jornalista Marco Antero Sóter – “Nada a ver gente... Uma coisa é uma coisa, outra coisa, é outra coisa. Não fazer o Carnaval vai reduzir o nível das águas barrentas do Madeirão? Não, não vai. Vejo isso (não fazer Carnaval) como pura demagogia barata, nada mais. O simples fato de os blocos, as escolas não saírem na avenida não vai, em momento algum, minimizar a dor de quem perdeu alguma coisa (se é que perdeu)”.
********
Pergunto! Quantos são os afetados pela enchente do Madeira?

*********
Em conseqüência faço outra pergunta: Os moradores da Zona Leste, da Zona Sul são obrigados a ficar sem diversão. Por quê? Só nessas duas zonas de Porto Velho moram mais de 200 mil pessoas e parte dessas, ficarão sem brincar carnaval, sem se divertir na única data que isso é possível?

*********
Será que não estão olhando apenas para os seus rabos e esquecendo o dos outros?

********

Por essas e por outras, é que concordamos com a presidente da Banda do Vai Quem Quer! Vai Siça!

Nenhum comentário: