terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 05.02.14

Foi bacana a programação da Teia – Tecendo a Cultura de Rondônia que aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro em Porto Velho.

*********
A coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia deu show de organização inclusive, foi elogiada pelas representantes do Ministério da Cultura Júlia Fúria e Débora Lagos que saíram de Porto Velho encantadas com tudo que assistiram em se falando de espetáculo cultural.

********
Da Orquestra em Ação de Ji Paraná ao show do Paulinho Rodrigues, passando pelo lançamento dos sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho e a exposição de artesanato na Casa da Cultura e a Troca de Corda promovida pelo Ponto de Cultura Abadá Capoeira.

********
Inclusive se encantaram com o presidente do Ponto de Cultura “Mergulho Arterial” Firmineto Mendes e seu secretário Carlinhos.
********
As jovens ficaram tão empolgadas com os Pontos de Cultura Rondônia, que decidiram autorizar o coordenador José Monteiro a aumentar a representação de Rondônia no encontro Nacional que vai acontecer no mês de abril em Natal (RN), de dez para dezenove (19).

*********
Já que falamos na programação da Teia, o concurso que escolheu o Melhor Samba de Enredo das escolas de samba de Porto Velho, terminou por eleger o samba da escola Acadêmicos da Zona Leste que é de autoria do Ernesto Melo como o melhor de 2014, entre os sambas apresentados.
********
Aliás, o Diário da Amazônia pegou carona na programação da Teia e realizou o concurso que premiou o melhor samba com o troféu Sebastião Araujo da Silva – Babá.

********
Acontece que no calor da apuração, com a falta de compreensão da direção da Feira do Porto que não colaborou em nada com a programação dos Pontos de Cultura inclusive, exigindo que as barracas encerrassem suas atividades antes do término da programação.

*********
Desligando inclusive a luz do coreto que serviu de palco para as apresentações. Depois os barraqueiros reclamam que ninguém promove atividade do tipo show artístico, na praça Aluízio Ferreira.

*******
Por falar nisso, na hora que o diretor da escola Os Diplomatas do Samba perguntou quem ficou classificado em terceiro lugar, pela falta de atenção, respondemos que foi a Diplomatas. Mais tarde com mais calma, vimos que estávamos errado e que o samba que ficou em terceiro lugar foi o da escola Império do Samba dirigida pelo Waldomiro Santos – Mirim com um samba também do Ernesto Melo. “É que a letra do Tatá não estava bem legível”.
********
Interessante foi à reação do compositor do samba da escola Asfaltão ao ouvir que o samba vencedor foi o da escola da Zona Leste. “O queeeeee?”
********
É bom lembrar ao nobre amigo, que música não tem preconceito e quando se trata de samba enredo, a categoria é apenas no dia e no horário do desfile, quando se divide as escolas de samba em grupo de Acesso e grupo Especial.

*******
No caso do samba enredo que é uma música, não tem essa não, a escola pode ser do grupo “D” mas, o samba pode ser o melhor entre todos de todos os grupos das escolas de samba. É uma criação cujo criador, sempre procura fazer o melhor, independente de categoria.

********
Tem muito samba de escola considerada pequena no Rio de Janeiro que é tão bom ou melhor, quanto o das escolas grandes.

*******
Tanto que dos sete sambas apresentados durante o concurso do Diário da Amazônia, entre os três primeiros, dois são de escola do grupo de Acesso: Acadêmicos da Zona Leste e Império do Samba. Entre as escolas do grupo especial o melhor foi o da São João Batista do compositor Mávilo Melo e parceiros. 

Nenhum comentário: