quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

VENDEDORA DE CANDEIAS TERÁ HISTÓRIA EM FILME

Uma troca inusitada envolvendo um grupo de crianças e um índio, escrita pela vendedora Joelma Silva Ferreira, 42 anos, da cidade de Candeia do Jamari (RO), foi uma das 20 histórias selecionadas pelo Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis, projeto desenvolvido pelo Instituto Marlin Azul que conta com o patrocínio da Petrobras. O enredo, que concorreu com mais de 900 inscritos, agora vai se transformar em filme, dirigido pela escritora rondoniense. Para aprender as técnicas da sétima arte, Joelma participou, junto com os demais vencedores, de uma imersão de aulas de cinema e produção áudio visual, durante 15 dias, no Rio de Janeiro. Ela retornou a Rondônia essa semana.

Segundo Joelma, o roteiro do curta ressaltará um conto de humor, com foco na inocência dos personagens envolvidos trama. No meio do seringal, os personagens irão desenvolver uma negociação um tanto fora do comum, em que os irmãos trocarão a irmãzinha mais nova por um papagaio.

Ao saber que foi selecionada, a vendedora, que está no último ano do curso de Letras, agarrou a oportunidade já pensando em mobilizar sua comunidade para mostrar a importância da cultura no crescimento social e pessoal. "Foi uma alegria muito grande ser selecionada nesse projeto da Petrobras. Gosto de escrever, participo de clubes de leituras e encontros de literatura. Mas essa é uma chance única de aprender e multiplicar esse conhecimento. Quero voltar para minha cidade e fazer um trabalho de mobilização em prol da cultura, da literatura, da leitura e da escrita”, revela.

Nesta quinta edição do concurso foram selecionados vinte escritores de cidades pequenas, onde um dos pré-requisitos era que o município não tivesse mais de 20 mil habitantes. “Essa quinta edição está especial e, certamente, teremos histórias muito interessantes pra contar e mostrar. Em todos os anos, o apoio da Petrobras tem sido primordial para fazer o projeto acontecer”, relata Beatriz Lindenberg, coordenadora do projeto.

Como nas edições anteriores, os filmes do projeto serão lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.  

Nenhum comentário: