sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA 1°.02.14

É hoje que vamos ficar sabendo, qual o melhor samba de enredo das escolas de samba de Porto Velho.

*********
A promoção é do Diário da Amazônia via coluna do Zekatraca. O troféu “Sebastião Araújo da Silva – Baba”, é uma criação do artista plástico João Zoghbi e está muito bonito.

********
O troféu tem quase um metro de altura e representa o sambista “malandro” com um tamborim e fazendo passe de Mestre Sala. Aliás o Babá foi um dos melhores Mestre Sala entre os mestres das escolas de Porto Velho.

********
Como compositor Babá é autor em parceria com o Silvio Santos de um dos sambas mais cantados até hoje, em qualquer roda de samba o “Ceará, Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema”.
********
Compôs para a escola de samba Os Diplomatas alguns sambas também em parceira com o Silvio “As Amazonas e os Amuletos Verdes” e “Centenário de Alencar”.
********
Para a escola de samba Pobres do Caiari com a mesma parceria fez, “Das Loucuras da Vida a Ilusão do Carnaval”, “Forças da Natureza” e o Ceará de Iracema.
*******
É autor da marchinha dos 13 anos da Banda do Vai Quem Quer “Azar pro Azar”.

*******
Bloco Lira do Amor, Bloco da Borracha, O Triângulo Não Morreu, Cacique de Rondônia também cantaram na avenida músicas do Babá.

********
Poucos compositores de samba enredo em Porto Velho, tem tanta facilidade para “lapidar’ uma melodia igual ao Babá, até hoje.

********
Babá também era eximindo interprete tanto de samba enredo como de música em qualquer ritmo, em especial na seresta.

********
Gravou no Rio de Janeiro pela gravadora Top Tape o Compacto Duplo com as música Hino da Banda do Vai Quem Quer, Ceará de Iracema, Exaltação ao Caiari e Agradecimento aos Baluartes da Caiar. Com a produção do Laíla e arranjos do Alceu Maia sob a direção do Hiran Brito Mendes.

********
Só para lembrar. Laíla é o produtor até hoje do CD das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro e o Alceu Maia é o arranjador do sambas que fazem parte do mesmo CD.

********
Entre os sambistas que já faleceram em Porto Velho, Babá até hoje, é o mais lembrado nas rodas de samba, não só pelas excelentes composições, mas, pela alegria que passava para as pessoas onde quer que chegasse.

*******
Seu parceiro Silvio Santos resolveu homenagea-lo criando um troféu com seu nome, para premiar a partir deste ano, o melhor samba enredo das escolas de samba de Porto Velho.

********
A primeira versão desse premio, acontece hoje na praça Aluizio Ferreira a partir das 20h00.

********
Aqui convidamos a família do Babá a marcar presença no evento, entre estes, sua esposa viúva Nininha seus cunhados, Luiz e Nonato Cavalcante além de suas irmãs.

********
Concorrem ao troféu Sebastião Araujo da Silva as escolas de samba: Acadêmicos da Zona Leste, Império do Samba, Unidos da Rádio Farol (grupo de acesso) e:

*******
GRES Asfaltão, Acadêmicos do Armário Grande, Acadêmicos do São João Batista e Os Diplomatas do Samba (grupo especial).

*******
Os jurados serão os compositores dos sambas das escolas mais o Flávio Daniel, Hiran Brito Mendes, Analton Alves e Silvio José Santos.

********
De ante mão agradecemos aos dirigentes das escolas de samba de porto Velho, a direção da Fesec, a Funcultural, a Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia e em especial o diretor do Diário da Amazônia Antônio Cavalcante.

********
Para fechar: A Fundação Cultural prorrogou para até segunda feira dia 03, as inscrições para o concurso de marchinhas: Carnaval dos Carnavais.

********

Ainda da tempo compositor carnavalesco. Faz uma marchinha e inscreve na Funcultural segunda feira até as 14h00. 

Nenhum comentário: