quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 13.02.14

Hoje o município de Candeias do Jamari esta completando 22 anos de emancipação.

********
Lembro que em 2004, a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande homenageou Candeias do Jamari contando sua história na avenida. A escola foi campeã cantando o samba de nossa autoria, cuja letra é a seguinte:
********
No final do século XIX, nordestinos desembarcam no Vale do Jamari.
*******
E com o advento da borracha, Samuel é transformado no maior vilarejo regional – E assim...
*******
Assim, começa a história fascinante, de um município hoje pujante, cujo nome trás a luz.

*******
Candeias, Candeias, cidade que nos seduz.
*******
Vou me banhar no Rio Preto ou no Caju com Mel, o Salsalito é pra veranear, carnaval no “Arrastão do Puraque”. No Arraial tem quadrilha e boi bumbá...

********
Essa é nossa homenagem de parabéns pelos 22 anos de emancipação do município de Candeias do Jamari.

********
Enquanto isso, o Madeirão (rio), não ta nem aí pra quem mora em sua margem e continua enchendo.
********
Ontem escrevi que a maior enchente aconteceu em 1957 e depois em 1997, logo depois alguém postou um vídeo de 1992 de um Globo Repórter mostrando aí sim, aquela que acho foi realmente a maior enchente já sofrida pelos moradores de Porto Velho e Guajará Mirim. O vídeo ta postado no face do Allan Dantas.
********
Voltando para o carnaval dos blocos de trio elétrico. A Coordenação de Eventos de Grande Porte da Prefeitura de Porto Velho está insistindo, que os dirigentes dos blocos assinem a carteira de trabalho do pessoal que vai atuar na segurança de cada bloco.
*******
Achamos essa exigência um absurdo, uma vez que os blocos não contratam segurança individual. Contratam uma empresa de segurança.
*******
Assim sendo, quem deve assinar a carteira de trabalho desses profissionais, é a empresa de segurança e não os blocos carnavalescos.

*******
Pelo bastidores existe uma conversa, de que a tal exigência, é para pressionar os blocos a firmar contrato com uma determinada empresa de segurança cujo proprietário, é uma pessoa influente.

*******
O problema é que essa pessoa fica chantageando alguns diretores de bloco, psicologicamente quando diz: “Se eu pegar um segurança sem carteira assinada embargo a saída do bloco”.
******
O prefeito Mauro Nazif deveria convocar uma reunião com a Uniblocos e os dirigentes dos blocos de trio elétrico para saber o que realmente está acontecendo por “debaixo dos panos”.

*******
Pelo que me foi passado, parece que algumas autoridades da segurança não são a favor dos desfiles dos blocos de trio elétrico. Já chegaram a dizer: “Esses blocos nos dão muito trabalho...”

*******
Teve gente ameaçando diretor de bloco, dizendo: “Se eu encontrar uma latinha de cerveja em cima do trio, não libero a saída do bloco”. Isso é pura retaliação para com os blocos de trio elétrico.

********
A Uniblocos deve acionar seu departamento jurídico para averiguar se essas denuncias, são verdadeiras e se for, deve tomar providencias.
*******
O que não se pode é ficar a mercê das ameaças de quem não gosta de carnaval, porque sua religião diz que se trata de uma festa profana e coisa e tal.
*******
A Lei 190 que foi discutida e rediscutida com representantes de todos os segmentos culturais, até agora não teve o que ficou acordado, ou seja, as adequações para a realidade de Porto Velho liberadas. Alguém tem que tirar a 190 da gaveta para acabar com esses absurdos.

*******
Daqui a pouco os blocos de trio, vão ter que se apresentar, no estilo programa da XUXA! É só Ylariê.

Nenhum comentário: