segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LENHA 25.02.14

Vejam a nota distribuída na manhã de ontem 24, pela assessoria da Prefeitura de PVH convidando a imprensa para uma coletiva.
********
“O prefeito Mauro Nazif dará uma coletiva de imprensa hoje às 11h00 na Sempla, onde fará o anúncio da Suspensão do Carnaval  e também sobre o Decreto de Ação de Calamidade Pública na cidade de Porto Velho. Na ocasião estarão presentes secretários, a presidente da Funcultural Jória Lima, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cel. Pimentel, Técnicos e colaboradores do SOS Desabrigados”.
********
A reunião aconteceu na manhã de ontem, porém, a pauta não foi para o prefeito decretar a “Suspensão do Carnaval”, nada disso.

*********
O prefeito reuniu com os dirigentes dos blocos de Trio Elétrico e das Escolas de Samba e durante a reunião, sugeriu aos Blocos que em virtude da Enchente do Rio Madeira concordasse em adiar seus desfiles para outra data a ser definida.

********
É necessário que se tenha mais cuidado ao redigir uma note convocando a imprensa e entidades, para uma entrevista com o senhor Prefeito.

********
Por falar em desinformação, não sei quem distribui ou postou nota nas redes sociais, dizendo que o Ministério Público havia cancelado o carnaval em Porto Velho.
*******
Essa foi outra falta de responsabilidade de quem compartilhou essa notícia.

*******
O Ministério Público apenas sugeriu ao governo do estado de Rondônia que suspenda o atendimento de Emendas Parlamentares, que destinam recursos para eventos que acontecerão em vários municípios do interior, durante o carnaval, inclusive na capital Porto Velho.
********

Esse é outro problema enfrentado por todos nós que trabalhamos nos meios de comunicação, principalmente por quem não procura estudar ou consultar, quem realmente conheça as normas da Lei.
********
No caso do repasse para as entidades carnavalescas de Porto Velho via Secel, está acontecendo na nossa humilde análise, um equivoco.
********
O recurso no valor de R$ 550 Mil, destinado as agremiações carnavalescas de Porto Velho, é fruto de um Chamamento Público que foi feito no ano passado, pelo governo do estado através da Gerencia de Cultura da Secel, publicado inclusive no Diário Oficial de Rondônia e que foi vencido pela Associação Arco Iris.

********
O problema, foi que essa mesma Associação, foi utilizada por alguns deputados estaduais, que alocaram emendas para realizar festas carnavalescas em seus municípios de origem e essas emendas se aproximam de Três Milhões.
*******
O MP além de questionar a capacidade da Associação Arco Iris para administrar “tanto” dinheiro, alega que todas as emendas falam que os recursos serão aplicados na contratação de Sonorização, Iluminação, Arquibancadas e Camarotes, “O que induz a se pensar que existe alguma coisa orquestrada”. Em parte está correta a análise dos Procuradores. Porém,

*******
E sempre existe um, porém! Nas planilhas de aplicação desses recursos, não pode constar por força da proibição da LEI, que os recursos também serão utilizados para sanar despesas com a contratação de Banda, Artesão, Coreografo, Costureira e Cachê de Artista.
*******
Quer dizer a Lei induz os promotores de eventos, a agirem à sua margem, já que não podem dizer, aonde realmente, o dinheiro será aplicado.

********
Quem tem a obrigação de mostrar aos Promotores que esses convênios são viciados? Acho que os próprios promotores deveriam, antes de embargar as emendas, chamar os interessados, para uma conversa esclarecedora, tipo: Onde vocês vão investir realmente esse dinheiro?

Nenhum comentário: