quinta-feira, 1 de agosto de 2013

REFORMA CULTURAL POPULAR

Artistas protestam em frente a Seplan 

Larissa Moreira
larissa@diariodaamazonia.com


Em mais um ato de protesto contra o governador Confúcio Moura e a postura tomada, em não apoiar a cultura local do Estado. Artistas de diversos seguimentos se reuniram na manhã desta quinta-feira, em frente a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), na avenida Faqhuar. Um manequim, coberto de jornal, serviu para representar o governador. Os manifestantes colocaram o boneco sentando em frente a secretaria e penduraram livros nele, representando a cultura.
De acordo com um dos representantes do Movimento Reforma Cultural Popular, o escritor e poeta Elizeu Braga, este é o 6º Ato em favor da Cultura apenas na Capital. Mais cedo, o grupo esteve presente em um ato cívico organizado pela Secretaria de Estado do Turismo, em comemoração ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “Essas manifestações são de impulso coletivo de vários artistas rondonienses em prol da regionalização e valorização da cultura. Estamos cansados de o Governo atender apenas os empresários e deixar os artistas independentes de lado”, explica.
Os artistas alegam que durante a campanha eleitoral, o atual governador prometeu vários benefícios e investimentos na cultura local e eventos já tradicionais no Estado. “Todos os artistas apostaram que poderia melhorar com a eleição do Confúcio. Agora percebemos que fomos totalmente enganados. A secretária nos falou que não há chance de fazer nada do que nós estamos reivindicando. Segundo ela, pelo menos no momento é impossível”, relata Braga.
Entre as reivindicações dos artistas estão: o desmembramento da Secretária, para a criação de uma apenas de Cultura, transparência das emendas parlamentares destinadas a cultura no Estado e maior parte do orçamento destinada a eventos locais e de artistas independentes. “Queremos a valorização dos artistas que se esforçam para realizar e divulgar os seus trabalhos. Aqueles independentes, que não são ligados a nenhuma grande empresa ou a grandes políticos”, reforça.


O Movimento Reforma Cultural Popular foi criado durante uma reunião de artistas da região, ocorrida em abril. Entre as propostas apresentadas durante a primeira reunião, estavam a Regularização do Sistema Estadual de Cultura, do Conselho e do Fundo de Cultura, oficialização do Calendário Cultural de Rondônia, término da obra do teatro estadual, adequação da Lei de Grandes Eventos. Essas são algumas das propostas de um documento que será elaborado por representantes do segmento cultural do Estado para apresentação ao governador do Estado.

Nenhum comentário: