quarta-feira, 7 de agosto de 2013

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CULTURA DE PORTO VELHO


FÓRUM


A Funcultural de Porto Velho abriu na noite da última terça feira 06, no auditório da UNIR Centro, o I Fórum de Políticas Culturais. O primeiro encontro foi coordenado pela presidente da Funcultural Jória Lima, com a participação na mesa, dos vereadores Everaldo Fogaça e Léo Moraes. Em sua fala de abertura, Jória disse da importância do evento para o desenvolvimento cultural do município que no próximo ano completa 100 anos de criação. “O propósito é concentrar e articular forças para agregar  participação popular aos processos de discussão, formulação, monitoramento e avaliação de políticas do sistema de cultura”, disse Jória.
As ações já colocadas em prática e o regimento interno do Fórum foram exibidos através de data show, com explicação item por item das diretrizes que normatizam o sistema Municipal de Cultura, inclusive com a publicação no Diário Oficial do Município edição do dia 31 de julho passado, com a portaria que nomeia os Membros da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Cultura: Presidente Jória Baptista de Souza Lima, Vice Golda Kelly de S. Barros, 1º Secretário Rafael Altomar A. Martins e 2º Secretário Gaspar da Costa Knyppel Filho. No mesmo Diário constam as portarias que nomeiam os demais integrantes das várias Comissões que formam o Sistema Municipal entre eles os Membros efetivos e suplentes do Conselho Municipal de Cultura integrado por representantes de todas as setoriais.
Logo após as explanações, a Coordenação anunciou a necessidade da formação de 7 Grupos de Trabalho e solicitou que os presentes, escolhessem o GT gostariam de colaborar. “Sugerimos que cada GT tenha no máximo cinco integrantes”.

Assim foram criados os seguintes Grupos de Trabalho: Fundo Municipal de Cultura; Projeto de Lei de Incentivo; Informação Cultural; Política Específica – Indígenas e Comunidades Tradicional; Editais; Patrimônio Público do Município e Centenário de Porto Velho.
No próximo dia 20 de agosto às 19h00, vai acontecer mais uma reunião do Fórum no auditório da UNIR Centro.

Nenhum comentário: