sábado, 31 de agosto de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 31.08.13


Chegamos ao fim de mais um Arraial Flor do Maracujá.

********
Por ser também funcionário público estadual lotado na Secel, além de colunista cultural deste Diário, acompanhamos diretamente todo o desenrolar via bastidores, para se chegar à realização da 32ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá

********
Muitas discussões, movimento que contou com a nossa assinatura “Revolução Cultural”, o primeiro a se reunir com o governador em sua residência, sugerindo ou pressionando-o que o estado se comprometesse com a realização do evento, coisa que conseguimos.

*******
A luta da secretária Eluane Martins e da professora Nazaré Silva e toda a equipe da Coordenação por parte da Secel. Em especial Denis Carvalho Wélida Sodré e o Gino Serrati.

*******
A turma da coordenação por arte da Federon, Mary Cyany. Soró, Roberto Matias e o presidente Emanuel Eleno.
********
Porém, o que foi decisivo mesmo, foi nosso pedido ao empresário José dos Santos o Zezinho do Maria Fumaça no sentido de intervir junto ao governo através dos seus conhecimentos políticos, para que o Convênio fosse liberado

********
Zezinho não só conseguiu a assinatura do Convênio como conseguiu antecipar via patrocínio, os recursos para os grupos contratarem os músicos e pagar ônibus para transportar seus brincantes.

********
Para quem não sabe, essa negociação envolvendo o Zezinho só foi concluída após das 22h00 do dia 21 de agosto, véspera do inicio da festa.
********
Não podemos esquecer do telefonema do assessor do governador Waldemar Albuquerque no inicio da noite do dia 21, direto do Parque dos Tanques: “Governador não tem como recuar, a estrutura já está toda montada e muito bonita”. Do outro lado, o governador respondeu: “Se é assim libera”.

********
Esse libera queria dizer, fala para a PGE assinar o convênio do Flor do Maracujá.

*******
Em virtude das incertezas, foi que as apresentações do grupos filiados à Federon que estavam marcadas para começar na quinta feira dia 22 de agosto dia do Folclore.

*******
Só começaram na sexta feira dia 23, pois o dinheiro da condução e dos músicos, conseguido pelo “Zezim”, só caiu as 11h00 do dia 22 e já não dava para as contratações devidas.

********
Essa é uma breve história do que aconteceu nos bastidores da 32ª Mostra de Quadrilha e Bois Bumbas do Arraial Flor do Maracujá.

********
Hoje a festa chega ao fim, e está sendo considerada inclusive pelo dirigentes dos grupos folclóricos, como uma das mais bem estruturadas.
********
Por falar em prejuízo: Por falta de profissionalismo, alguns grupos foram prejudicados.

********
Por exemplo: O Boi Bumbá Corre Campo foi assistido por poucos, porque a coordenação achou de liberar a apresentação do ótimo grupo Unidos Polivalente – A Dança do Café que veio de Humaitá e dançou justamente no horário da quadrilha Girassol das Três Maria, por sinal a melhor quadrilha até a noite de quinta feira, a se apresentar no Flor do Maracujá.

********
O bumbá Corre Campo só entrou na arena após a meia noite, quando as emissoras de Televisão já não estavam mais transmitindo a festa e a maioria do público tinha ido embora.

********
Esses fatos não podem mais acontecer. O grupo de Humaitá pela programação oficial distribuída pela Secel, era para se apresentar na noite deste sábado dia 31 e não na noite do dia 29.
********
Aliás, o melhor grupo de Boi Bumbá de Porto Velho o Corre Campo foi visto por poucos, tudo pela falta de profissionalismo de quem coordenou as apresentações na arena do Flor do Maracujá. SUJOU!

Nenhum comentário: