quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CORRE CAMPO - EM RESPEITO A NOSSA CULTUR


O boi bumbá Corre Campo o Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental se apresenta na noite desta quinta feira 29, a partir das 23h00, na 32ª Mostra folclórica promovida pela Secel, no Arraial Flor do Maracujá.
O bumbá da Baixa da União vai apresentar o tema: “Em Respeito à Cultura Popular” com a participação de aproximadamente 200 brincantes, divididos entre as tribos que representam as nações da Amazônia, personagens que também são chamadas de itens como Rainha da Batucada Ana Célia Santos; Cunhã Poranga Silvinha Rodrigues; Rainha do Folclore Adriana Santos; Porta Estandarte Tatiane de Castro; Sinhazinha Letícia Gabrielle, Pajé Tiba, Amo Paulinho Rodrigues, apresentador Silvio Santos; levantador de toadas Silvinho, mestre da batucada Valney, além das crianças Nicole Christiny, Shofia e Geovana. “Talvez sejamos o único grupo de boi bumbá a colocar alegorias no Flor do Maracujá este ano”, disse a presidente Maria José – Dona Branca explicando: “Acontece que confeccionamos nossas alegorias mês de junho porque á época a Secel divulgou que o arraial aconteceria no mês de julho e por isso nos preparamos para a disputa”. Sendo assim o Corre Campo vai se apresentar como se estivesse concorrendo ao título de melhor do Flor do Maracujá 2013, inclusive com o ritual “Lago de Lágrimas” que fala sobre a lenda do Lago do Cuniã que fica no distrito de São Carlos no baixo rio Madeira. “Convidamos o público de um modo geral para assistir na noite de hoje o espetáculo que nosso querido Corre Campo vai apresentar no Flor do Maracujá”, finalizou Branca


Toada tema

De: Sílvio José Santos e Silvio M. Santos

Ninguém vai ceifar nossa cultura
Ninguém vai calar a minha voz
Ninguém vai me tirar desse curral
Porque sou do folclore
E promovo a cultura
Assistida e aplaudida nesse festival!

Eu sou cultura popular
Sou quadrilha boi-bumbá
Tudo que se pode crer
E ... quem é você
Pra me desestimular
Me tirar esse prazer
Não adianta...
Vir com essa conversa mole
Sua promessa é só folclore
Conversa pra boi dormir
Aqui na arena
A quadrilha é de brincante
O meu boi segue o berrante
Nessa noite de luar!
Minha morena
É cunhã, índia guerreira
Minha cultura e meu folclore
Faço em volta da fogueira
e !� a c �f� Xz� o seu horário para a quadrilha do presidente da Federon, dançou praticamente para ninguém.

********
E olha que o Vencedor só não foi melhor, porque, ninguém soube explicar, se apresentou cantando toadas dos bois de Parintins.

********
Uma lástima! Enquanto os demais grupos batalham pela divulgação das músicas (toadas), dos nossos compositores, vem o boi do Edvan e só apresenta toadas de Parintins, mostrando que não tem compromisso nenhum com a nossa cultura musical.

********
E depois o levantador de toadas fica se auto proclamando como o melhor de Porto Velho chegando a se comparar com o Davy Assayague. Tá longe pra chegar no Ventania imagina no Davy.

*******
O grupo como um todo, se apresentou muito bem, não fosse o detalhe das toadas importadas.

*******
É necessário que a Federon e a Coordenação da Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás da Secel tomem providencias, no sentido de colocar no Regulamento, que as toadas deverão ser de compositores locais ou feita com exclusividade para aquele grupo, não interessa de onde seja o compositor.
********
Nesta quinta feira 29, as atrações do Flor do Maracujá são:

********
Quadrilha mirim Rodopio do Nacional.

********
Boi Mirim Estrelinha

*********
Quadrilha adulta Girassol das Três Marias

********
Boi Bumbá Corre Campo!

********
Voltando ao levantador de toadas do Vencedor.! É muito fraco!

********
Não posso deixar de elogiar as apresentações das quadrilha Rosa de Ouro Mirim e Forte Príncipe adulta.

********

Agora vou pro Flor do Maracujá apresentar meu querido boi Corre Campo! 

Nenhum comentário: