sexta-feira, 16 de agosto de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 17.08.13


Tão dizendo que “O pau comeu na casa do zebedeu”. Inclusive, to matutando até agora, querendo entender a “tira” do Zoghbi K-1 publicada nesta página. Se por um acaso você amigo leitor “matar’ a charada, queira por gentileza me avisar.

********
Com não sei o porquê do tema da “tira’ do K-1 e nem seu autor quis me adiantar o que o inspirou, para colocar o desenho do relógio da Madeira Mamoré como se estivesse sendo balançado por um terremoto, vou me reportar apenas aos acontecimentos que envolvem os eventos culturais.

*********
Por exemplo: Hoje as arquibancadas e camarotes começam a ser montados no Parque dos Tanques na área onde vai acontecer no Arraial Flor do Maracujá.

*********
Os ensaios pegam fogo neste final de semana, pois apesar de não acontecer disputa no Flor do Maracujá deste ano, ninguém quer fazer feio durante a apresentação na Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.
********
Pela primeira vez, o Flor do Maracujá será iniciado numa quinta feira, tudo porque segundo a professora Nazaré Silva a festa tem que terminar dentro da semana do folclore que vai de 22 a 31 de agosto.
*********
Aí veio a Federon e bagunçou a ordem das apresentações colocando apenas a Rádio Farol e a Girassol para dançar no sábado dia 31, quando pelo regulamento seria a Rádio Farol Mirim, O boi Mirim Brilhantinho, A Rádio Farol (adulta) e o Boi Bumbá Az de Ouro.

*********
Os grupos que estão marcados para dançar quinta feira deveriam, pelo regulamento se apresentar na sexta feira.

********
Para que o negócio seja realizado com credibilidade é preciso se discutir democraticamente.

********
A programação só poderia ser mudada se as partes, no caso os grupos envolvidos, concordassem na troca. Como ninguém foi consultado ta parecendo que dentro da Federação existe favorecimento.

*********
Tudo bem que alguns grupos têm compromisso no Festival de Humaitá. Apenas questionamos: Qual evento é mais importante, O Flor do Maracujá que está pagando para os grupos se apresentarem na Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás ou uma parceria com grupos de dança de Humaitá.

*********
Olha que apesar de ser considerado mixaria, o subsídio que cada grupo folclórico filiado à Federon vai ganhar para dançar no Flor do Maracujá não é de se desprezar, é mais de 20 Mil pilas.
********
Quer dizer, estamos pagando para os grupos dançarem num evento de outro estado quando na realidade, a prioridade deveria ser o Flor do Maracujá. Tá certo que a grana do Flor do Maracujá só vai sair muito depois do encerramento da festa.

********
Mudar a programação porque o grupo do fulano quer não é legal, é imoral.

*********
Enquanto isso, a paz voltou a reinar no Boi Bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim, a família Duran votou e com ela o Ricardinho. Resta saber se dona Georgina vai recebê-los de braços abertos e o artesão aceita!

*********
Por falar nisso, boatos de que a Secel será extinta, voltaram a baila pelos ensaios dos grupos folclóricos e outras rodas culturais.

*********
O fato só não foi consumado, porque alguém alertou o governador que essa não é a hora de promover tamanho desrespeito para com os envolvidos nos segmentos culturais de Rondônia.
*********
Ainda mais com o Movimento Reforma Cultural Popular querendo enforcar o governador em tudo quanto é canto. Pararam porque um assessor do governador prometeu aos “movimentistas” que os levaria para conversar com o governador.

*********
Os “Ninjas” acreditaram e já não sabem nem por onde anda a corda do enforcamento. Vai ver ta no pescoço deles? 

Nenhum comentário: