quarta-feira, 14 de agosto de 2013

LENHA NA FOGUEIRA -14.08.13

A partir de hoje está aberta a contagem regressiva para a maior festa folclórica do estado de Rondônia – A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que acontece no Arraial Flor do Maracujá considerado também, o maior Arraial da Amazônia e em conseqüência da região Norte.
*********
Apenas nove dias nos separam da abertura da XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer no 31º Arraial Flor do Maracujá que está sendo montado no Parque dos Tanques.
********
Serão dez dias de festa, onde o público, além de assistir as apresentações dos grupos folclóricos, vai poder degustar o que temos de melhor em comida típica da região Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil.
********
É isso mesmo, no Brasil se não me engano, apenas Porto Velho, tem essa diversidade culinária, ou seja, no Arraial Flor do Maracujá, podemos ao tempo que saboreamos um autêntico Churrasco Gaúcho, tomamos um saboroso Tacacá paraense.
*********
Ao tempo que pedimos uma Carne de Sol, podemos provar uma Moqueca Capixaba ou um Acarajé baiano.
*********
O bolo de macaxeira é degustado com suco de caju, e a canjica ribeirinha às vezes é chamada de curau,
********
Este ano o produtor Denis Carvalho vai montar um palco no meio da praça de alimentação, onde o freqüentador do Arraial vai poder soltar a voz.
*********
Na tenda do PAB coordenado pela Wélida Sodré vamos nos deparar com trabalhos indígenas ao lado da cerâmica marajoara e dos penduricalhos produzidos pelo hippies, sem esquecer os panos de prato bordados e outras quinquilharias próprias das barracas de artesãos.
********
 Enquanto as Quadrilhas e os Bois Bumbás se apresentam na arena que no Flor do Maracujá recebe o nome de “Curral de Dança”, a gurizada se diverte no Parque de Diversão, alíás, os casais de namorados gostam da Roda Gigante, do Barco e do Pêndulo.

Os marmanjos viciados ficam rodeando as tendas das roletas, xola e outros jogos de azar.
*********
O churrasquinho (de gato) com farofa, disputa com os pastéis, qual a iguaria mais consumida no Arraial.
********

Por entre as barracas dos ambulantes, os casais desfilam de braços dados, lembrando o tempo que se namorava antes do “ficar”.
*********
Nos bastidores os brincantes de grupos folclóricos fazem suas guerrinhas, dizendo que seu grupo é melhor que o do fulano no caso do boi bumbá melhor que o contrário.
********
Não teremos a fogueira de São João, mas, com certeza o ambiente vai estar quente, pois mesmo não sendo Festival a disputa entre os grupos não vai deixar de existir.
********
A rivalidade, principalmente entre os grupos de Bois Bumbás Az de Ouro, Diamante Negro e Vencedor inclusive já está acirrada nas redes sociais.
********
Meus amigos, depois da leitura da apresentação do Regulamento que aconteceu sábado passado na sede da Federon, a turma viu que apesar de ser apenas Mostra, o bicho vai pegar.
********
A punição que até o Arraial passado era em pontuação, este ano por não ser competição, vem em forma de desconta no valor em dinheiro que será repassado aos grupos.
********
Isso fez com que os grupos que estavam divulgando que só iriam levar para o Flor do Maracujá alguns brincantes com fantasias velhas, pensem duas vezes.
********
O Flor do Maracujá vem aí e os grupos depois da publicação do Regulamento, passaram a se preocupar com a beleza de suas apresentações.


A festa ta pra começar!

Nenhum comentário: