segunda-feira, 12 de agosto de 2013

BIRA E KATATAU - SONS DA BEIRA É SHOW


SESC

Cultura dos tambores e a arte do som da beira



O Projeto Sonora Brasil Sesc – 2013, que está acontecendo na unidade Sesc Esplanada em Porto Velho, proporcionou no final de semana, dois espetáculos que podemos considerar distintos. Enquanto o grupo Raízes do Bolão apresentou dois segmentos da cultura popular do estado do Amapá, ou seja, o Marabaixo e o Batuque, ambos praticados no quilombo de Curiaú nas cercanias da cidade de Macapá. Os músicos de Porto Velho Bia Lourenço apresentaram a arte de tirar som de objetos da floresta.
Os “Ladrões” (Música que caracteriza o Marabaixo) cujos versos descrevem situações diversas do dia-a-dia dos quilombolas, enquanto seus cantadores e cantadoras dançam um passo “miudinho”. “É que o Marabaixo vem do tempo da escravidão, por isso é dançado com passo curto, pois os negros tinham os calcanhares presos por correntes”, explica o mestre Bolão. Já o Batuque segundo Pedro Bolão: “É uma dança que surgiu após a libertação, por isso, é mais espalhada”. Independente da época, de cada ritmo e dança, ambos são a pura cultura popular de Macapá que na noite de sábado 10, deixou o público que compareceu ao Teatro 1 do Sesc Esplanada de Porto Velho, encantado com o Grupo Raízes do Bolão e teve até quem subisse ao palco para dançar com as senhoras do grupo do quilombo de Curiaú.

A arte do Sons da Beira
O Sonora Brasil 2013/2014 está circulando pelas regiões Centro-Oeste/Norte/Nordeste e Sul/Sudeste com dois temas: Tambores e Batuques e Edno Krieger e as Bienais da Música Brasileira Contemporânea. Este ano Rondônia está recebendo o Tambores e Batuques que é composto por quatro grupos: Raízes do Bolão (AP); Samba de Cacete da Vacaria (PA); Raízes de Tocos (BA) e Alabê Ôni (RS).
Em virtude de em Rondônia não existir nenhum grupo que pratique culturalmente, danças ao som de tambores tradicionais, aquelas que foram trazidas pelos negros oriundos da áfrica, o Sesc convidou os percussionista Bira Lourenço e Katatau Batera para apresentar o espetáculo “Sons da Beira”.
Porto Velho/RO pode até não contar como cultura, a prática de dançar ao som de tambores tradicionais, mas têm nos percussionistas Bira Lourenço e Katatau o que podemos classificar como a arte de buscar o som em qualquer objeto que esteja ao alcance de suas mãos, ou melhor, de seus corpos. O show “Sons da Beira” pode não ser classificado como cultura de nossa gente, mas, é um espetáculo dos mais perfeito em se falando de efeitos sonoros. “Os caras tiram som até da sombra da palheira” comentava em forma de elogio o contador de causos Antônio Roque. Perguntado quanto tempo levou pesquisando os sons que fazem parte do espetáculo, Bira Lourenço foi enfático; “Olha, dizer mesmo quanto tempo foi nem sei, só sei que vivo pensando nisso dia e noite”. Em suma, o espetáculo “Sons da Beira” precisa ser levado para o Brasil e o Mundo e só então vamos poder dizer com todo orgulho, “Essa é a cultura do beradeiro de Porto Velho - Rondônia”

Nenhum comentário: