sábado, 31 de agosto de 2013

LENHA NA FOGUEIRA 01.09.13


Acabou a 32ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá!
********
Na avaliação geral, podemos dizer que apesar de não poder ser considerado o melhor, pode entrar para a lista de Um dos Melhores.
*******
Aliás, só não foi o  melhor porque não houve competição entre os grupos e assim sendo, algumas apresentações ficaram abaixo do nível.

********
No naipe dos Bois Bumbás, já podemos fazer uma avaliação não oficial, é nossa opinião e por isso me reservo ao direito de achar quem foi melhor.

*******
Os três grupos de bois bumbas, considerados de ponta, Diamante Negro, Corre Campo e Az de Ouro. Caso houvesse competição, com certeza os jurados teriam muito trabalho para escolher o melhor.

*******
Enquanto o Diamante foi perfeito no quesito Ritual (com as performances da cunha poranga Mirla Pinheiro e do Pajé Fabiano) e no Item Sinhazinha da Fazenda, pecou ao mandar os batuqueiros que estavam com os instrumentos microfonados no palco, descerem para perto da Marujada, quebrou o brilho, pois tiveram que parar a apresentação, para reclamar da técnica. Se fosse valendo perderiam preciosos pontos.

********
No Az de Ouro o destaque vai para as Toadas do Welcir e para a encenação do ritual (com a participação da cunhã Aga Maria do Pajé e tribo), além da ótima coreografia do Yaporanga.

********
Estranhamos apenas a pouca participação do ótimo levantador de toadas (vencedor do troféu em 2012), Hudson Mamede. Na realidade o Hudson só cantou três músicas.

********
Se fosse valendo, o grupo seria prejudicado por não ter colocado na arena o mínimo de integrantes nas tribos exigido pelo Regulamento, que é de 60. Destacamos também a Marujada comanda pelo William.

********
Repudiamos o mau comportamento, comprovado pelo coordenador Gino Serrati, da torcida do Diamante Negro que estava jogando objetos nos brincantes do Az de Ouro. Com certeza o Mestre Aluizio Guedes não aprovou a ação da torcida do seu grupo.

********
Essa atitude, caso acontecesse disputa, tiraria sumariamente o Diamante Negro do páreo o que seria lamentável.

*******
Segundo a Coordenadora por parte da Federon, Mary Cyany. O único grupo de boi bumbá que cumpriu o Regulamento na íntegra, foi o boi bumbá Corre Campo ao colocar na arena, além do maior número de brincantes (mais de 200) entre as tribos e personagens de um modo geral. Foi a melhor Banda e Batucada.

********
Foi fraco no desempenho do ritual e no quesito Sinhazinha, mas se superou nos demais, principalmente nas toadas. Foi o único a apresentar toada tema inédita. Destaque para o Amo Paulinho Rodrigues e para o levantador Silvio José Santos e para os mascarados além dos “miolos” Sâmio, Eduardo – 1 e Eduardo - 2

********
Isso quer dizer, que no geral, caso acontecesse julgamento das apresentações.

*******
Que o Corre Campo seria o campeão. Pois ganhou dos demais no quesito avaliação (se apresentou completo, inclusive com alegorias). Prestem atenção, para depois não dizerem que estou legislando em causa própria.

*******
O Corre Campo só seria campeão porque não perderia nenhum ponto no quesito AVALIAÇÃO (quesitos obrigatórios), entendeu aí contrário falador.

*******
Deu pra sentir a rivalidade existente entre os bumbas Az de Ouro e Diamante Negro. O negócio “fede” a chifre queimado.

*******
Deu pra ficar sabendo que o pessoal do Vencedor não gosta de jeito nenhum, do compositor e apresentador Silvio Santos do boi Corre Campo. Olha minha cara de preocupado!

*******
Terça feira será a vez de avaliar as quadrilhas!

Nenhum comentário: