quinta-feira, 8 de agosto de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 09.08.13



Hoje era para acontecer a primeira noite do Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira versão 2013.

*********
Graças a falta de compromisso para com a cultura popular do estado de Rondônia por parte da atual administração, nada vai acontecer, aliás, até o Bumbodromo, palco das apresentações dos bois Malhadinho e Flor do Campo, está interditado por falta de manutenção o que quer dizer, descaso do governo estadual.

*********
O Festival Folclórico de Guajará Mirim hoje chamado de Duelo na Fronteira nasceu em 1995, com o nome de Festival Folclórico Pérola do Mamoré - FEFOPEM sob as hostes da UMAM graças a iniciativa do senhor Aderson Mendes da Silva e seus colaboradores Fátima Amaral e Mário Roberto Vénere da Unir Campus de G. Mirim.

*********
O primeiro FEFOPEM aconteceu no espaço alternativo da PM e logo depois foi para a quadra da Associação Banco do Brasil – AABB.

*********
A sonorização era uma parceria da UMAM com o Sesc e o apresentador por alguns anos, foi o Tico Marinheiro. Depois o festival voltou para o espaço alternativo da PM num local maior.

*********
Em 2009 o Festival passou a acontecer no Bumbódromo.

********
As disputas verdadeiramente entre os bumbas Flor do Campo e Malhadinho só começaram a partir do Festival de 1997.

*********
Nos anos anteriores segundo seu Aderson Mendes o evento era apenas para formar platéia. A idéia deu certo e Guajará Mirim passou a ser a cidade do boi bumbá em Rondônia.


O campeão do primeiro festival, ou melhor, da III edição do FEFOPEM (1997), foi o bumbá Malhadinho, que repetiu a dose em 1998.

*********
Depois disso, só deu Flor do Campo: 1999, 2000, 2001 e 2003 o bumbá da dona Georgina é consagrado o melhor da Pérola do Mamoré.

*********
Vale salientar que em 2002 não aconteceu competição, foi apenas apresentação dos bumbas,

*********
No ano de 2004 os grupos Malhadinho de Flor do Campo ficaram empatados.

*********
Em 2005, 2006, 2007 e 2008 foi a vez do agora boi Azul (antes era preto e branco) Malhadinho se sagrar Tetra campeão.
*********
O XV e o XVI Duelo na Fronteira foi do boi vermelho – Flor do Campo mais o XVII quem venceu foi o Malhadinho.

*********
O Boi Flor do Campo volta a vencer no Festival de 1012.

********
Em 2013 quem venceu foi a ignorância, a falta de respeito para com a cultura popular no estado de Rondônia e principalmente, a falta de compromisso com a história de um povo, que sufragou nas urnas 72% dos votos válidos para o atual governador, que como pagamento, foi a uma rádio, dizer que seu governo não colaboraria com nenhum tostão para o Festival Duelo na Fronteira 2013.

*********
Hoje, amanhã e depois, caso estivesse acontecendo o Duelo na Fronteira o setor hoteleiro de Guajará Mirim estaria com as vagas todas lotadas.

********
Hoje, amanhã e depois, caso estivesse acontecendo o Duelo na Fronteira, Guajará Mirim estaria lotado de turistas que de uma maneira ou de outra deixariam muitas divisas para o município.

********
Hoje, amanhã e depois, caso estivesse acontecendo o Duelo na Fronteira, Guajará Mirim estaria dividida pelas cores Azul do boi Malhadinho e Vermelha do boi Flor do Campo.

********
Hoje, amanhã e depois como não está acontecendo o Duelo na Fronteira, Guajará Mirim está deserta, com os empresários do setor hoteleiro e restaurante olhando para a rua e quem sabe dizendo: “Há se o festival estivesse acontecendo!”

*********
Esperamos que os dirigentes do bumbas Flor do Campo e Malhadinho entrem em consenso e aceite realizar o Festival em Outubro.

*********

Duelo na Fronteira - O Festival que era para estar acontecendo! 

Nenhum comentário: