terça-feira, 27 de agosto de 2013

MARACUJÁ - O SHOW DO LEVANTADOR DE TOADA




A quinta noite (dia 26), da 32ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, entre as ótimas apresentações dos grupos de quadrilhas: Nova Estação (mirim) e Estrela do Norte (adulta), contou com o show do levantador de toadas do boi bumbá Tira Teima Carlinhos.

O Tira Teima é um dos mais antigos grupos de bumbas de Porto Velho, brincou no Maracujá como Tira Prosa até 1991, quando era dirigido pelo Ribamar que passou o grupo para a direção do Sardinha que mudou o nome do boi para “Tira Teima”. Carlinhos atuava como “cantador’ no boi Tira Prosa e continuou no Tira Teima, porém há uns três anos não se apresentava no Flor do Maracujá e quando surgiu na noite da última segunda feira 26, comandando as toadas do bumbá do bairro Ulisses Guimarães surpreendeu a todos os amantes da brincadeira, ao recordar toadas consideradas clássicas.
O que Carlinhos mostrou durante a apresentação do Tira Teima, não pode passar em branco, nossas autoridades culturais têm que providenciar a gravação do patrimônio imaterial que faz parte do acervo (repertório) do Carlinhos. Tá na hora de pensarmos em montar o museu do folclore de Rondônia. Que tal começar gravando o Carlinhos do Boi Tira Teima!

Nenhum comentário: