segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ATOR PORTOVELHENSE GANHA PREMIO NO NORDESTE



O ator Cláudio Zarco, 24 anos, do grupo universitário de pesquisa em teatro “Núcleo Curare”, depois da cansada busca por apoio das instituições governamentais que atendem a cultura para poder participar do festival de teatro da cidade de Fortaleza – CE (FECTA) e não obter, pôde finalmente contar com a ajuda de outros artistas e da sociedade através da ideia de amigos de criarem o projeto “A arte na minha casa”, com o objetivo de conseguir arrecadações voluntárias para as despesas com a participação no evento.
Participariam do festival em Fortaleza dois artistas de Porto Velho, Raoní do Amaral e Cláudio Zarco, porém por falta de verbas somente o ator Claudio conseguiu a viagem. O FECTA, na sua décima edição, ocorreu entre 17 e 27 de julho e reuniu grupos teatrais de todo o Brasil e convidados internacionais com fins de garantir visibilidade as suas produções e experimentações estéticas no campo do teatro. O ator participou com a cena “Pássaro Fora do Ar” de direção de Éder Rodrigues, professor do Curso de Artes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). No final do festival houve as premiações e o Núcleo Curare com o artista portovelhense foi contemplado com três prêmios: Melhor ator, Melhor sonoplastia e 3° Lugar no Júri Oficial, sendo que esse último dá direito a uma apresentação no Festival do Centro Cultural Banco do Nordeste; e indicado ao prêmio de Grupo Revelação e Melhor Direção.
Em entrevista o ator relatou que a viagem foi uma experiência única para a vida profissional e pessoal, e que mesmo com todos os imprevistos e obstáculos a bagagem de conhecimento que trouxe para compartilhar com os artistas locais são tão gratificantes quanto às premiações conquistadas e a vontade de representar Rondônia. Em bom tom fez questão de destacar também o bom humor e hospitalidade do povo cearense.
Ainda que o Estado de Rondônia e o Município de Porto Velho estejam atrasados no quesito promover políticas públicas para a cultura e haja com descasos aos problemas enfrentados pela classe artística; os artistas ainda têm tentado se fixar enquanto categoria profissional reconhecida e valorizada através de uma Reforma Cultural. Agora resta aguardar que essa reforma seja alcançada a todos os artistas e que promova à verdadeira política publica cultural e que outros artistas rondonienses possam levar a arte local a outros lugares do Brasil. (AI).

Nenhum comentário: