segunda-feira, 2 de setembro de 2013

RADIO FAROL - A ARTE DA PERFEIÇÃO NO MARACUJÁ



Alguém pode até achar que estou exagerando, ao dizer que a apresentação da quadrilha Rádio Farol na noite do último sábado 31, no Arraial Flor do Maracujá, alcançou os limites da perfeição. Porém, foi o que pareceu pra mim e para a maioria dos que literalmente lotaram as dependências da arena de apresentação naquela noite.

A abertura da apresentação da quadrilha dirigida pelo professor Severino Castro, guardada as devidasproporções, pode ser comparada com a abertura de um evento, como as olimpíadas (menos zekatraca, menos). Bom! A quadrilha entrou realizando uma encenação que chamava a atenção para o que seria apresentado durante os cinquenta minutos de sua dança. Então surgiu na arena,os quatro elementos da natureza: Terra, Agua, Ar e Fogo, os aplausos ecoaram pelos quatro cantos do Flor do Maracujá, a cortina (cenário)  é aberta e surge a Furacão do Norte  com toda a exuberância de seus 51 pares. Daí pra frente, foi espetáculo seguido de espetáculo, do casal de velho/velha, ao guarda, passando pelas rainhas, marcador, seringueiro, caçador, padre e sacristão, juiz e escrivão e é claro, noiva e noivo, esse casal foi um espetáculo a parte, encenando ao vivo e a cores,o namoro com direito a beijo de “língua”. Na parte que cabe aos artesãos do grupo, desataque para o balão de São João que literalmente subiu no meio da arena, a coreografia funcionou do começo ao fim e ainda contou com lances como o da formação da fogueira (humana) e da pirâmide da ala do Cangaço.

Para completar, ao som do canto do samba enredo (2013), da escola de samba Unidos da Vila Isabel do Rio de Janeiro, os “cavalheiros” executaram a coreografia “Homem do Campo” portando “enxadas”: “É a lida arar e cultivar o solo...” (como diz a letra do samba do Arlindo Cruz, Martinho da Vila, André Diniz, Tonico da Vila e Leonel).

Enfim, fica difícil comparar a apresentação da Rádio Farol com as demais quadrilhas que participaram a 32ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, não que as outras não sejam boas, são espetaculares também, porém, a Rádio Farol é súper-espetacular.
É fora de série!

Um comentário:

Mr.Thon disse...

Obrigado Zé....Nos da Quadrilha Radio Farol ficamos felizes com seu comentario e com suas felicitações,são meses de ensaio e trabalho incansavel pra isso!!!reconhecimento da critica ,publico e principalmente nos representantes!!!!mais uma vez obrigado!!!1