terça-feira, 16 de setembro de 2014

Viúva, porém honesta no Palco Giratório


O Sesc Esplanada apresenta nesta quarta feira 17, as 20h00 no Teatro 1 a peça “Viúva Porém Honesta”, com o grupo Magiluth de Pernambuco.
Viúva, porém honesta, é o sexto trabalho do Grupo Magiluth, coletivo teatral que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004 em Recife. Apontado pela crítica especializada como um dos principais jovens grupos do país, o Magiluth investe na obra do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues para homenageá-lo pela passagem de seu centenário acontecido em 2012.
Viúva, porem honesta foi encenada pela primeira vez em 13 de setembro de 1957. A peça adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo, e com seus personagens chegando a fazer alguns comentários técnicos, lembrando sempre ao espectador que o que ele está vendo é apenas uma “mentira”.  O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado e reviravoltas.
A história passa quando o Dr. J.B de Albuquerque Guimarães, diretor do jornal “A Marreta” e um dos jornais mais influentes do país não consegue convencer a filha única, Ivonete, a deixar de velar seu marido morto, Dorothy Dalton e voltar a ter uma vida normal, uma vez que tem apenas 15 anos e pode se casar de novo e lhe dar netos.
Estando a filha irredutível e desejosa de permanecer enviuvada, o Dr. J, B. contrata uma ex- prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista (todos charlatões) para dissuadi-la da idéia e voltar a querer se casar.
O marido falecido de Ivonete é um ex-fugitivo da FEBEM e homossexual chamado Dorothy Dalton que caiu nas graças da menina quando J.B. a mandou escolher um marido na redação do jornal para justificar uma gravidez indesejada, que fora detectada pelo médico da família, o Dr. Lambreta, velho esclerosado e maluco (mais tarde se descobre que a tal gravidez era falsa e inventada pela mente insana do médico)... Essa é a peça que será encenada na noite desta quarta feira as 20h00 no teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho. As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes do inicio do espetáculo.
Ficha Técnica
Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Pedro Vilela
Elenco: Giordano Castro, Lucas Torres, Erivaldo Oliveira, Mário Sergio Cabral e Pedro Wagner. 

Nenhum comentário: