quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Lenha na Fogueira - 05.09.14

De acordo com a tradição rondoniense, domingo dia 7 de Setembro, em comemoração aos 192 anos de aniversário da Independência do Brasil, vai acontecer o desfile Cívico e Militar a partir das 18h30, na avenida Imigrantes entre a Jorge Teixeira e a avenida Rio Madeira

*********
Até que enfim consegui a programação do 7 de Setembro, graças ao Editor do Decom Geovani Berno que de vez em quando se transforma no “Espermatozóide Careca” e faz todo mundo rir.

********
É muito bacana a “Parada” de 7 de Setembro,  pelo menos assim eu acho, pois no meu tempo de ginásio fazia parte da Fanfarra do Colégio Presidente Vargas que funcionava no prédio do hoje Instituto de Educação Carmela Dutra.

*******
Naquele tempo os alunos das escolas primárias, hoje ensino fundamental, aconteciam no dia 5 de Setembro e sempre o professor Câmara Leme convocava nossa “banda” para tocar pra gurizada. Em forma de agradecimento,  após os desfiles que terminavam sempre após o meio dia, ele nos levava ao Bar Plaza onde patrocinava algumas rodadas de geladas.

********
Baixou o saudosismo, que nos leva aos áureos tempos da professora Marise Castiel e sua Escola Normal que disputava com o Colégio Maria Auxiliadora qual o melhor desfile. Vale salientar que naquele tempo o Maria Auxiliadora só aceitava estudantes do sexo feminino. Garoto não entrava e mais quem puxava, ou melhor, a Banda ou Fanfarra que tocava para as meninas desfilarem era a banda do Colégio Dom Bosco.

*********
A disputa apesar de não acontecer julgamento, pois não existia mesa de jurados, era das melhores. Os alunos e alunas de ambos os colégios desfilavam em traje de gala luva, boina, saia plissada, e outros enfeites. As diretoras mandavam confeccionar alegorias (como se fosse desfile de escola de samba) e cada uma era mais bem trabalhada que a outra. Tinha até tema:

*********
O primeiro pelotão sempre era integrado por alunos de bicicletas que eram todas enfeitadas e tinha as balizas, meninas muito bonitas que faziam acrobracias usando apenas saiotes para o deleite da rapaziada. Cada espaço da avenida era super disputado.

*******
As disputas eram entre colégios por exemplo: Barão do Solimões contra Duque de Caxias, Escola Normal (masculino contra o colégio Dom Bosco; Escola Normal (feminino) conta o Maria Auxiliadora e assim sucessivamente.

********
Após os desfiles que geralmente aconteciam pela parte da manhã, os alunos iam para a praça Marechal Rondon onde passavam praticamente o resto do dia, pousando para fotos com os amigos e amigas para a equipe do Foto Pereirinha ou então do Foto Natal

********
No outro dia após o feriado de 7 de setembro, a concentração era justamente em frente aos FOTOS citados, onde seus proprietários colocavam num varal as fotos tiradas durante o desfile e após, na praça Rondon ou na Aluizio Ferreira. Quem se interessasse por alguma fotografia tinha comprar.

********
Quantos casamentos foram acordados nos 7 de Setembro de antigamente. Quem sabe sobre essas coisas é meu amigo Anísio Gorayebe (Anisinho).

*******
É como disse, bateu o saudosismo dos 7 de Setembro de antigamente. No próximo domingo vamos matar um pouco da saudade, prestigiando os desfiles cívico e militar na avenida dos Imigrantes a partir das 18h30.

********
Só que hoje dia 5, estaremos a partir das 20h00 no Arraial Flor do Maracujá curtindo as apresentações folclóricas.

********

Vem ver ô Morena Bonita com seu laço de fita no Flor do Maracujá! Vem ver o meu boi a quadrilha, verdadeiros tesouros da cultura popular!

Nenhum comentário: