quinta-feira, 11 de setembro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 12.09.14


Morreu no dia de ontem 11, no hospital Santa Luzia em Brasília Jerônimo Garcia de Santana, o Homem da Bengala, primeiro governador eleito do estado de Rondônia e primeiro prefeito eleito pós revolução. Ele era hipertenso e tinha diabetes. Morreu de insuficiência respiratória.

********
Conhecido como o Homem da Bengala ou simplesmente Bengala, Jerônimo vivia em Brasília desde que se afastou da política rondoniense.

Em entrevista ao Diário da Amazônia no mês de maio de 2013, Jerônimo lembrou porque veio para Rondônia: Fui primeiramente para o Barra da Garça, no Mato Grosso. Encontrei um funcionário do SPI [Serviço de Proteção ao Índio] e ele falou bem de Rondônia. Comentou sobre a febre do minério e isso me despertou. Fui atraído pelo Estado novo que estava prestes a sair”.
********
Então em julho de 1965 desembarcou em terras de Rondônia
********
Após militar no Movimento Revolucionário Oito de Outubro, ingressou no MDB, sendo eleito deputado federal em 1970, 1974 e 1978 pelo Território Federal de Rondônia.
********
Foi eleito prefeito de Porto Velho em 15 de novembro de 1985 e empossado no primeiro dia do ano seguinte, renunciou ao cargo em maio de 1986 a fim de disputar as eleições de novembro,  nas quais foi eleito governador do estado de Rondônia.

********
Depois que deixou o governo, tentou voltar à política como candidato a governador pelo PPR em 1994 e deputado federal pelo PFL em 1998 não obteve êxito.
*******
Os analistas políticos dizem que Jerônimo após deixar o governo de Rondônia, não foi mais eleito porque perseguiu muito os funcionários públicos, deixando de acompanhar os diversos planos financeiros criados e colocados em prática pelo governo Federal como Gatilho e Plano Bresser entre outros e com isso, defasando o salário do funcionalismo estadual. Vale lembrar que até então, os funcionários estaduais ganhavam muito mais que os federais.
 *********
Seu corpo será enterrado nesta sexta feira 12, em Brasília. Daqui enviamos as condolências à família de Jerônimo Santana!
*********
Casa da Cultura Ivan Marrocos. Agenda mês de setembro!
********
Nesta sexta feira dia 12, reabertura da exposição do artista plástico,
Franciney. O evento acontece ás 19 horas, as obras estarão expostas na galeria Afonso Ligório até o dia 30 deste mês.

***********
Ainda estão expostas na casa da cultura, as fotografias dos
deficientes visuais, com a coordenação do fotógrafo Walteir, a
exposição fica na casa até o dia 19 deste mês.

*********
Dia 20 de setembro, seminário sobre os temas: depressão, stress e
suicídio, das 18 ás 22h00, coordenação Manifesto Igreja Cristã.

********
Mostra fotográfica da 2ª Exposição Amazônia Oriximiná, Juruti, Trombetas e Santarém de 17 a 26 deste mês. Coordenação Dandara Aída.
********
Projeto Música na Estrada, de 22 á 28 deste mês, Coordenação, Funart/Rj.
********
Exposição de Orquídeas, de 25 á 27 deste mês, Coordenação Orquidário Vilhena.
********
Exposição de Artes dos alunos do colégio João Bento, de 22 á 26 deste mês.
*******
O Boi Bumbá Corre Campo contratou o Allan Veck que substituirá Silvio Santos como apresentador do Boi no Flor do Maracujá de 2015. Até que enfim, conseguiram tirar o “Velho”!

********


Silvio está no Corre Campo desde 1997 quando deixou o Az de Ouro para se tornar Amo do Gigante Sagrado. Allan é considerado um dos melhores marcadores de quadrilha do Flor do Maracujá e agora vai ser apresentador do Boi Bumbá Corre Campo! 

Nenhum comentário: