quarta-feira, 17 de setembro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 18.09.14



Depois da divulgação da última pesquisa eleitoral realizada pelo IBOPE, os candidatos majoritários estão roendo até casca de calo seco.

********
Acontece que assim como em qualquer disputa, apenas um fica satisfeito com o resultado, na política não é deferente. Apesar de que, pelo menos em Rondônia, o Instituto já ter errado ou se confundido algumas vezes, é bom colocar a barba de molho, vai que dessa vez a pesquisa esteja certa!
********
O representante de um candidato se apressou em dizer que na sua primeira eleição o IBOPE também o colocava praticamente sem condições de ganhar e o resultado, foi que ele foi eleito no primeiro turno.
********
O mesmo instituto também dizia que o prefeito de Porto Velho seria outro e não o atual!
*******
Não quero dizer que os números divulgados recentemente não estão corretos, apenas estou lembrando que em outras eleições, o instituto famoso se enganou. Isso não quer dizer que dessa vez aconteceu o mesmo. Espero que não!
*******
Já que entramos no assunto! Se o Brasil como diz o Zé Simão, é o país da piada pronta! Rondônia é o estado, se não vejamos:
********
Tem um candidato que ocupa o horário eleitoral dizendo que foi autor da lei contra o nepotismo e coisa e tal. A dita lei pelo menos em Porto Velho não funciona, é só ver o quadro de secretários municipais. Porém, o dito candidato insiste em dizer que foi o autor da Lei!

*******
Só que ele faz campanha falando sobre isso, e usa o mesmo expediente, ou seja, o nepotismo para pedir voto ao colocar todos da sua família em seu programa eleitoral. Será que se aproveitar do programa eleitoral para colocar toda a família fazendo campanha não é nepotismo? Com a palavra o catedrático nesse tipo de assunto Robson Oliveira.

*******
Outro coloca como slogan da campanha; “Vou fazer por Rondônia e pela minha família”. Vejam, não é pela família rondoniense é pela família dele! A outra se apressa e diz: “Vai que cola”.
********
Dentre os candidatos ao governo de Rondônia com exceção do Padre Ton nenhum outro, fala sobre seus projetos para a cultura.

*******
Parece até que a cultura não tem nada a ver com a formação do nosso povo e preservação do patrimônio histórico e dos nossos costumes.

********
Quero lembrar que os candidatos a presidência da república têm projetos para cultura nacional em seus programas de governo. Os três que estão liderando as pesquisas, tem se reunido com os artistas para saber dos problemas que afligem a categoria.
********
Esquecem que só no segmento cultura popular em Porto Velho existem mais de 100 grupos contando com os filiados a Federon e os grupos de dança que se apresentam em vários eventos e em especial participam do Festival da Associação São Tiago Maior.
********
Levando-se em conta que cada grupo folclórico congrega aproximadamente 200 pessoas diretamente e que essas pessoas têm família, é só fazer as contas para saber quantos votos cada grupo vale.

*******
Têm mais, esses grupos participam de apresentações em Arrais que acontecem em todas as Zonas de Porto Velho, ou seja, Norte, Sul e Leste (essa última com três eventos) cada arraial dura 10 noites e em cada noite concentra em média 10 Mil pessoas e que os locutores (pelo menos este ano), falavam horrores sobre a falta de apoio oficial etc...

*******
Esse povo que é formador nato de opinião pode até não eleger candidato majoritário, mas, seu voto vai fazer falta na hora de fechar o mapa da apuração.

*******
Tão esquecendo que Porto Velho é o nosso maior colégio eleitoral!

Nenhum comentário: