terça-feira, 16 de setembro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 17.09.14


Ontem perdi um grande amigo, Emmanuel Gomes historiador, poeta, professor, mímico e contador de estória além de ótimo papo.

**********

A notícia nos chegou via site Extra Rondônia de Vilhena. Há alguns anos, aliás no inicio da década de 1980 quando o Abelardo Castro era secretário de cultura, conheci o Emmanuel durante Seminário de Cultura que aconteceu no município de Rolim de Moura, ele representando o município de Espigão D’Oeste se não me engano.

*********
Na ocasião ele fez um espetáculo de mímica dos melhores que já vi, depois disso, Emmanuel resolveu se mudar para Porto Velho onde passou a se envolver nos movimentos culturais, sendo grande incentivador dos encontros literários.

********
Promoveu vários Saraus inclusive nas praias do rio Madeira em frente a Cachoeira de Santo Antônio. Promovia excussões de alunos ao Forte Príncipe da Beira muito antes do Palitot.

********
Ontem mesmo, o vi participando do programa eleitoral do candidato Pimenta de Rondônia falando sobre o abandono da Casa de Rondon e outros patrimônios históricos, diretamente de Vilhena e a tarde, sai a noticia do seu falecimento. No Extra Rondônia consta o seguinte:

********

O historiador, e funcionário público do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Emmanuel Gomes, foi encontrado morto em uma propriedade rural que fica localizada entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena.

*********
A informação de sua morte foi confirmada por amigos e familiares à equipe de reportagem do Extra de Rondônia. No entanto ainda não se sabe os fatores que levaram Emmanuel Gomes a tirar a própria vida.

*********
Segundo amigos do historiador, ele estava passando por problemas pessoais. As informações iniciais são de que Emmanuel deixou uma carta explicando todos os motivos que o levaram a cometer suicídio.

*********
Emmanuel Gomes era membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL). Ligado a atividades culturais, ele foi um dos idealizadores da Fundação Cultural de Vilhena, e escreveu vários livros contando a história de Rondônia.

*********
Lamentamos e enviamos à família do Emmanel nossas condolências. Descansa em paz professor!
**********

Tô doido pra invadir a praia do Carlão Sperança, registrando minha opinião sobre nossos candidatos na eleição que se aproxima.

********                                            
Acontece que são tantas as restrições impostas pelo TER a respeito do que se pode ou não falar ou escrever a respeito do assunto, que fico receoso de me meter numa “camisa de onze varas”.

********
O que me intriga é que ninguém, nem mesmo os candidatos que estão concorrendo a única vaga para o Senado se atentaram para o seguinte:

********
O estado de Rondônia tem aproximadamente 500 Mil famílias, o que dá mais de Hum Milhão e Meio de Habitantes. Se o eleitor não prestar atenção no que está digitando, pode colocar no Senado sem se atentar para o desastre, o estado de Rondônia com dois senadores da mesma família.
********
Nem a família Sarney conseguiu isso no Maranhão, pois, o “velho” ex- presidente é senador pelo estado do Amapá e não pelo Maranhão.
********

Não temos nada contra a família de ninguém, o que não posso concordar é com a vontade de se implantar no estado, a volta do Feudalismo, quando tudo passa a ser dirigido por uma única família. Já pensou se isso acontecer? Se não abrirmos os olhos e a mente, pode acontecer. 

Nenhum comentário: