quarta-feira, 10 de setembro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 11.09.14


A Confraria de Autores, da editora Mar de Letras, com o objetivo de apresentar novos autores, abre inscrições para a seletiva de textos da coletânea “Novos talentos da literatura brasileira - Poesia, contos e crônicas”.

********
Os inscritos poderão mandar textos com tema livre. Serão excluídos os de conteúdo racistas ou que façam apologia a crimes. O projeto não vai distribuir premiação.

*********
Cada autor pode mandar, no máximo, cinco textos, dos quais apenas três poderão ser escolhidos para publicação.


*********
As inscrições terminam assim que forem inscritos, no mínimo, 60 textos.

*********
Todos os detalhes e o regulamento completo da seletiva está no http://www.confrariadeautores.com/antologia/.

********
E o Beto Cezar nosso astro do samba, classificou duas composições na Exposamba 2014. Ano passado quem ganhou o festival nacional foi o compositor amazonense Rodrigo Junior.

*******
Quem sabe este ano o Beto Cezar traga a premiação para Porto Velho. Vamos votar via Internet nas músicas do Beto Cezar. Aliás, a votação está aberta é só acessar o portal cujo endereço está nesta página.

*******
Enquanto isso, ainda curtindo um pouco a ressaca do Flor do Maracujá vamos voltando a normalidade e passar a cobrir outros eventos culturais como o Palco Giratório que está acontecendo no Sesc Esplanada em Porto Velho.
********
Estamos na semana de aniversário do Jornal Diário da Amazônia que no dia 13 completa 21 anos atingindo a maioridade, da TV Rondônia e do Sesc.
********
Meu neto João Victor filho do Silvinho fez a seguinte pergunta: “Vô por que a data de 13 de setembro é tão importante que até tem um bocado de coisa que faz aniversário?”.

********
Acontece João Victor que foi no dia 13 de Setembro de 1943, que o presidente da república Getúlio Dorneles Vargas, assinou o Decreto criando o Território Federal do Guaporé que hoje é o estado de Rondônia.

********
No mesmo ato nomeou o Coronel Aluizio Ferreira governador do Território Federal do Guaporé e Porto Velho como sua capital.

********
Quando passou a estado no dia 22 de dezembro de 1981, Porto Velho continuou capital e então para o povo não esquecer a importância do dia 13 de Setembro, empresários como  Phelipe Daou, Assis Gurgacz e entidades nacionais como o Serviço Social do Comércio optaram por inaugurarem suas empresas  no dia 13 de Setembro.
********
Para todos nós rondonienses e rondonianos o 13 de Setembro é muito importante. Inclusive deveria ser motivo de atividade cívica nas escolas públicas e particulares. Precisamos cultuar mais as nossas datas importantes.

********
Se essas empresas não tivessem sido inauguradas em 13 de Setembro com certeza a data passaria em branco.

********
Por falar em data. No próximo dia 25 de Setembro o governo estadual vai entregar a sociedade, o Palácio das Artes Rondônia que nada mais, nada menos, é o nosso tão sonhado Teatro Estadual.

********
A inauguração vai acontecer no período da tarde com a encenação da peça Avoar do Grupo Raízes do Porto e a noite, será apresentada a peça “Mulheres do Aluá” do grupo O Imaginário de Porto Velho.

*******
No dia 26 a programação prossegue com o espetáculo de dança do Grupo Cisne Negro de São Paulo. Durante a próxima semana, estaremos publicando a programação completa relativa à inauguração. Isso caso a superintendente não atrapalhe como atrapalhou a inauguração do teatrinho.

*******
Agora vou me juntar ao pessoal do meu Boi Bumbá Corre Campo para analisar as notas dos jurados dadas ao nosso grupo na apresentação do Flor do Maracujá. 

Nenhum comentário: