quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CORRE CAMPO FESTEJA 60 ANOS NO FLOR DO MARACUJÁ




Com o tema: “Nos seus sessenta anos o boi Corre Campo festeja o centenário de Porto Velho”, o Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental entrou no “curral” de dança do Arraial Flor do Maracujá na noite do último sábado 6, com o maior número de integrantes entre todos os grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbas que se apresentaram no evento em 2014.
Dando ênfase aos problemas vividos com a histórica enchente do Rio Madeira. “Há sessenta anos nosso Boi Bumbá nasceu na Baixa da União e até o ano passado, ensaiou justamente no local onde hoje é o estacionamento do Shopping Popular (Camelódromo) fato que não ocorreu este ano, por causa da enchente”, narrou o apresentador Silvio Santos. Daí pra frente, o bumbá digirigido pela família Castro Alves Maria José – Dona Branca, Junior e Carol passou a mostrar através das toadas e alegorias como  Casa de Farinha, Camelódromo, Onça e Cobra Grande  o tema proposto.
A platéia que lotou as arquibancadas e camarotes aplaudiu intensamente a dança tribal que reuniu todas as barreiras de índios que entraram sob o comando do Diretor Balduíno. “É o verdadeiro espetáculo de dança de Boi Bumbá”, gritou o jovem João Victor da arquibancada, empolgado com tanta gente dançando ao mesmo tempo. E veio a Rainha da Batucada Ana Célia, Porta Estandarte Ádria, Sinhazinha da Fazenda Suellen, Rainha do Folclore Tati de Castro, Cunhã Poranga Letícia, Pajé João Netho, Amo Paulinho Rodrigues, Miolo Sâmio, Mestre da Batucada Roberto Matias e o Levantador de Toadas Silvio José.

A consagração da apresentação do Corre Campo aconteceu, quando o Silvinho (levantador de toadas) interpretou a Toada Tema “Conseqüência da Enchente do Rio Madeira”, que foi aplaudida de pé por todos os presentes, inclusive, pelos dirigentes dos bois contrários que estavam presentes. “Foi muito emocionante ver o público aplaudindo de pé a nossa toada”, disse Silvinho ao final da apresentação do bumbá.

O Boi que saiu da arena do Flor do Maracujá aclamado pela maioria dos presentes como campeão, conseguiu apenas se classificar em segundo lugar. “Queremos agradecer a todos que nos aplaudiram e elogiaram o nosso trabalho, em especial aos brincantes e diretores, pela garra com que defenderam as cores da nossa Nação”, disse emocionada a presidente Branca.

Nenhum comentário: