segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Um espetáculo chamado quadrilha Rádio Farol


Durante toda semana, comentamos e opinamos sobre as apresentações dos grupos folclóricos no XXXIII Arraial Flor do Maracujá, em especial, sobre os grupos de dança de Quadrilha e nas matérias publicadas até domingo, colocamos comentários sobre quem foi o melhor até aquele dia e nos arriscamos em colocar os possíveis vencedores do Festival: A Roça é Nossa, JUABP e a Girassol das Três Marias porém, veio o domingo, a última noite das apresentações e com ele a Quadrilha Rádio Farol e o tema:
Porto Velho, Minha Terra, Minha Vida

O tema foi desenvolvido através de músicas cujas letras são verdadeiros poemas. Logo de inicio o Marcador Leandro Leiras surpreende o público entrando na arena em cima de uma locomotiva e se não bastasse a ousadia, veio declamando a letra da música “Porto Velho, Pra Cima da Divisória” de autoria de Silvio M. Santos vencedora do Festival do concurso melhor música sobre o centenário. Daí pra frente, a cada “gira gira” (termo usado pelos quadrilheiros), um monumento histórico ia sendo destacado, Biblioteca Francisco Meirelles,  Catedral entre outras e os pares se desdobravam para dançar melhor a coreografia.
Chega o momento que realmente fez com que todos nós, seres humanos conscientes, concordássemos que realmente a Rádio Farol seria imbatível na apresentação de 2014. A equipe de criatividade da quadrilha do professor Severino Castro superou todas as expectativas, ao colocar em forma de cenário móvel, o Rio Madeira dentro da arena do Flor do Maracujá. A música do Silvio José Santos – Silvinho cuja letra fala sobre as tantas “Estórias” contadas pelos ribeirinhos a cerca dos encantados do Rio e da Floresta, pegou como uma luva no enredo da Rádio Farol. Caboclos remando suas canoas subiam e desciam o Rio. Quando se pensava que a cena terminaria ali, eis que surge literalmente do fundo do Rio seguindo o Canto da Yara, a Cobra Grande. Quase a arquibancada vai abaixo tanta foi a vibração da platéia.

Para fechar com chave de ouro o espetáculo em homenagem ao centenário de Porto Velho, a Rádio Farol homenageou o general Manelão colocando seu bonecão e tocando o Hino Chegou a Banda. Pode até não ganhar no voto dos jurados, mas, conquistou o voto unânime de quem marcou presença na última noite do Arraial Flor do Maracujá 2014. Parabéns!

Nenhum comentário: