sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Lenha na Fogueira - 27.09.14


A festa que vai entrar para história do governo estadual, apesar dos pesares, é da inauguração do Teatro Palácio das Artes Rondônia que aconteceu na última quinta feira em Porto Velho.

********
O que vi no rosto da maioria dos presentes à solenidade de inauguração era o sorriso de felicidade estampado.
********
Até mesmo os que programaram o protesto marcado para frente do teatro a partir das 18h00, não lograram o êxito esperado. A intervenção serviu apenas para a distribuição de uma CARTA ABERTA À POPULAÇÃO na qual a categoria lembra uma série de ações realizadas em prol da construção do teatro.

********
“Quem, além da classe artística, se preocupou com o patrimônio imaterial do Estado sendo escoado e esquecido sem que a cultura seja protegida?”, diz um dos parágrafos da carta.

********
A turma maquiada e usando nariz de palhaço, foi muito mais sensível que o cerimonial que, talvez pensando que os integrantes do movimento, tinham como meta fazer baderna, solicitou da Secretaria de Segurança via PM um aparato policial que assustava quem chegasse. O medo foi tanto que colocaram DUAS VIATURAS na entrada de acesso à solenidade de inauguração, com todo o aparato de iluminação própria das operações na caça de bandidos de alta periculosidade.

*******
Os artistas queriam e conseguiram apenas dizer através da CARTA que: “Queremos um teatro onde possamos fazer uso democrático do espaço, com concorrência justa, condições transparentes e administração com conhecimento técnico”.

*******
E ainda conseguiram dizer: “Com tanta produção local de qualidade daria para termos uma semana de espetáculos gratuitos à população, sem custos para o Estado, mas a preferência, quase totalitária, foi pelo estrangeiro remunerado e o descaso com a produção ‘beradeira’?

*******
E terminam a carta fazendo as seguintes perguntas: “Esperamos tantos anos para sermos novamente logrados? Por que se inaugura um teatro? Para quem? Para quê? Se não tem divulgação, qual é o propósito dessa inauguração às pressas?”

*********
Quanto à festa em si foi muito bonita, inclusive com a participação dos manifestantes que minutos antes, correram tiraram as maquiagens, as máscaras e o nariz de palhaço, meteram-se nos ‘panos’ e estavam todos faceiros e felizes como a maioria, por Porto Velho finalmente, contar com seu tão sonhado teatro.

********
Uma coisa foi observada, vai ser difícil lotar o teatro. Não é fácil juntar mais de mil pessoas num evento de teatro, ainda mais em Porto Velho onde só de uns tempos pra cá, graças ao Sesc, o público passou a freqüentar espetáculos teatrais.

*******
Nem mesmo a festa de inauguração, quando a Coordenação distribui convite para tudo quanto foi segmento cultural de Rondônia, não conseguiu lotar totalmente as poltronas. Apesar de muita gente, ainda se vislumbrava algumas poltronas vazias.

********
Porém, como dissemos no começo desta coluna, o sorriso de felicidade estampada no rosto da maioria, testemunhava o orgulho de todos nós rondonienses e rondonianos de Porto Velho poder bater no peito e dizer; Temos Teatro!

********
Pena que a peça “Mulheres do Aluá” não entra em temporada. Deve seguir para o festival de teatro do Amazonas que vai acontecer em Manaus e quem não a assistiu na última quinta feira, vai ter que esperar, talvez até o próximo ano.

********

Só para fechar, no final, os quase Mil Expectadores que estavam no Palácio das Artes Rondônia aplaudiram de pé, os integrantes do Grupo O Imaginário pela encenação da peça “Mulheres do Aluá”. Parabéns! 

Nenhum comentário: