sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Lenha na Fogueira - 20.09.14



Saiu à programação relativa à festa do centenário do município de Porto Velho, que será realizada pela prefeitura através da Funcultural.

*********
O show principal será com a cantora paraense rainha do tecnobrega Gaby Amaranto e vai acontecer no Parque da Cidade no dia 1° de outubro.
********
Aliás, começa no dia 1° termina na madrugada do dia 2 de outubro, dia realmente do centenário.
********
A prata da casa será representada pelo show do Bado & Bando e Beradelia & Manoa. É uma programação de razoável pra boa.


Esperamos que a turma do contra, não venha criticar porque a prefeitura ta trazendo a Gaby Amaranto, pois nossos artistas estão muito bem representados pelo Bado & Bando e pela Beradelia e pelo Manoa.

*********
Por favor, não cobrem da Funculural apresentação de grupos de Quadrilha e Boi Bumbá. Pra quem não sabe, a prefeitura de Porto Velho via Funcultural patrocinou as apresentações desses grupos, nos eventos folclóricos que aconteceram entre o dia 1° de junho até o Festival de Cultura Popular que aconteceu na Associação São Tiago Maior que terminou no inicio do mês de agosto. “Centenário no São João”.
*******
Ai vem o sambista e pergunta! E as escolas de samba vão ou não se apresentar?
*******
Aí é que o caldo entorna. Os dirigentes das escolas de samba não concordam em se apresentar apenas com os subsídios que foram repassados pela prefeitura no mês de fevereiro R$ 350 Mil para sete escolas de samba. Querem pelo menos mais 35 Mil para cada uma, o que segundo o presidente da Funcultural é difícil de acontecer, porque o processo do carnaval foi fechado faz tempo e abrir outro para o mesmo evento não é aconselhável. Eis o impasse.
********
Existia a possibilidade das escolas de samba, para prestar conta do dinheiro recebido, realizar um show onde cada uma apresentaria seu samba enredo, mestre sala e porta bandeira, bateria, passistas e sambistas, ala de baiana e outra alas.
********
Porém, pelo menos até o fechamento dessa coluna, nada havia sido resolvido. Entrei em contato com o presidente da Fesec Antonio Chagas Campo o Cabeleira e ele me disse que estava aguardando a resposta da prefeitura, que havia pedido um orçamento da Fesec para estudar a possibilidade de ajudar as escolas de samba com mais algum subsídio.

********
Como a Funcultural já divulgou a programação oficial e dela não consta apresentação das escolas de samba, creio que a prefeitura desistiu de insistir com o desfile das mesmas o que não é nada bom, para as agremiações carnavalescas do segmento samba.

*******
Isso quer dizer, que Porto Velho na festa do seu centenário, vai ficar sem ouvir os sambas enredos das escolas de samba que contam cada uma a seu modo, a história do município na visão de seus carnavalescos. Seria uma ótima oportunidade de se mostrar a população, a história do nosso município em prosa, verso, fantasia e alegoria. É uma pena que a burocracia atrapalhe.
********
 A prefeitura ao contrário do que muitos pensam, em se tratando de cultura, está muito bem. Agora mesmo acertou com a direção do Grupo Êxodo apoio para a apresentação da peça “O nascimento de Jesus Cristo” que vai acontecer no mês de dezembro no Parque da Cidade. E está quase fechada a encenação da peça “O Homem de Nazaré” em 2015.
 *******
 Está promovendo concurso que vai escolher o Monumento do Centenário. Esse concurso está movimento o mundo das artes plásticas e da escultura em Porto Velho.
*******
Por isso estamos pontuando a administração municipal no segmento cultural, como boa!

Nenhum comentário: